quarta-feira, fevereiro 28, 2024

Uso excessivo de celular e outros eletrônicos pode causar artrose

Enfermidade atinge a cartilagem da junção entre dois ossos e pode comprometer qualquer articulação do corpo

Você já teve a sensação de que as juntas dos dedos da mão estavam travadas e até mesmo um pouco inchadas? É possível que esse seja o primeiro sintoma de artrose, uma doença que provoca o desgaste das articulações. Se nada for feito, o desconforto no local tende a seguir aumentando. Nos casos mais sérios, as pessoas descrevem uma dor insuportável causada pela impressão de que um osso está “esfregando” no outro.

A artrose, ou osteoartrite, é uma enfermidade degenerativa que atinge a cartilagem da junção entre dois ossos e está geralmente associada ao envelhecimento, podendo comprometer qualquer articulação do corpo, mas principalmente as juntas das mãos, joelhos, coluna e quadris. Além da cartilagem, ela também danifica os ligamentos, a membrana e o líquido sinovial. O desgaste pode ser tão intenso que a movimentação da região acaba impedida.

A execução de atividades repetitivas que exigem esforço constante das articulações é um dos fatores de risco para o surgimento, por vezes precoce, de distúrbios osteomusculares. Fatores genéticos e impactos na região contribuem para o surgimento da osteoartrite. Ela também pode ser consequência de doenças prévias, como obesidade, diabetes, gota, distúrbios hormonais e outros.

Artrose e o uso de eletrônicos 

Um estudo do Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, chegou à conclusão de que pelo menos 40% da população mundial tem, ou terá, artrose entre os dedos e o punho. Além dos inchaços e dores, a doença pode dificultar o manuseio de objetos e causar deformações nos dedos, através da formação de nódulos.

Diante disso, o uso desmoderado do celular, computador ou videogames pode piorar a situação Os polegares são os dedos mais utilizados na hora de navegar pelo smartphone ou jogar com controle. Já no computador, a necessidade de operar o mouse e teclado por várias horas, acaba causando dor nos dedos e pulsos. A postura errada durante o uso de eletrônicos também favorece o surgimento de artrose na coluna.

Durante a prática dessas atividades, o cérebro libera hormônios de prazer que inibem a dor e fazem com que o indivíduo continue na mesma posição por horas seguidas. Segundo especialistas, o tempo dedicado aos jogos deve ser no máximo duas horas, incluindo pausas para descanso e ingestão de líquidos.

Diagnóstico e tratamento

Infelizmente, a artrose não tem cura, mas pode ser controlada ou evitada. O tratamento da doença envolve a realização de exercícios, alongamentos, repouso, medicação e, em últimos casos, cirurgia com a finalidade de reconstruir ou ligar a articulação. O diagnóstico é feito por meio de radiografias para visualizar possíveis deformidades e exames de sangue.

O ideal é que uma pessoa apresentando os sintomas da osteoartrite procure um médico clínico geral que irá avaliar os sintomas e encaminhar para o médico ortopedista. Caso a situação esteja ocorrendo em várias articulações ao mesmo tempo, existe a possibilidade de ser reumatismo.

Fonte: Amazon Health.

Priscila Torres

Priscila Torres

Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

Próximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

-Colaboradores-

Notifique Efeitos Colaterais

Artigos Recomendados

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes