sábado, novembro 27, 2021

Qual é a relação entre a artrite reumatoide e higiene oral?

A artrite reumatoide é uma patologia autoimune e degenerativa. Produz uma inflamação crónica nas articulações, que vão adquirindo, com o passar do tempo e a evolução da doença, um aspeto cada vez mais rígido e tumefacto. Danifica gravemente as articulações, os tecidos que as rodeiam, a pele, os vasos sanguíneos e, inclusive, alguns órgãos como o coração, os rins, os olhos ou os pulmões. Além disso, é muito dolorosa para os pacientes que dela sofrem e pode cursar com manifestações que afetam o organismo na sua totalidade, tais como cansaço generalizado, febre, perda de apetite e consequente perda de peso e/ou tónus muscular. E talvez fique surpreendido ao saber que relação existe entre a artrite reumatoide e higiene oral.

Este flagelo atinge as pessoas idosas de uma forma bastante generalizada: em Espanha existem mais de 200.000 pessoas que sofrem de artrite reumatoide, segundo dados da Sociedade Espanhola de Reumatologia (SER). A sua relação com a saúde oral em geral e com a doença periodontal em particular foi amplamente estudada ao longo da história, já desde o século XVIII.

Qual é a relação entre a artrite reumatoide e a higiene oral

Embora ainda não se tenha chegado a uma conclusão definitiva no âmbito das investigações científicas em odontologia, a prevalência da doença periodontal em pacientes com artrite reumatoide é óbvia, sendo ambas doenças inflamatórias crónicas que cursam com destruição de tecidos, reabsorção óssea e produção de citocinas pró-inflamatórios.

Tendo em consideração que em cada ano 20.000 novos casos de artrite reumatoide são diagnosticados em Espanha e o nosso compromisso de fornecer a mais rigorosa informação odontológica, na Dentaleader queremos contribuir para o cuidado da saúde oral colocando o foco nesta patologia e na necessidade de aumentar as medidas de higiene oral nos pacientes afetados. Para esse efeito, elaborámos este guia.

O que têm em comum a artrite reumatoide e a doença periodontal

Descoberta uma relação que nada tem de causal, os médicos dentistas continuam a investigar o assunto. Os estudos fornecem dados que mostram uma clara semelhança na patogénese de ambas as doenças, assim como nos seus fatores de risco (tabagismo, alcoolismo, exposição a microrganismos, envelhecimento e desgaste do sistema imunitário ou stress agudo).

Por outro lado, a artrite reumatoide e a doença periodontal partilham muitas outras associações de índole serológica, clínica e epidemiológica. Chega-se ao ponto de considerar que a bactéria Aggregatibacter actinomycetemcomitans, responsável pela periodontite, pode estar por detrás da resposta autoimune que desencadeia a artrite reumatoide.

O que têm em comum a artrite reumatoide e a doença periodontal

A relação entre estas patologias é de tal modo estreita que alguns médicos dentistas ousaram especular que a diminuição de movimentos dos pacientes com artrite reumatoide implica uma pior capacidade de realizar uma boa higiene bucodentária, o que favoreceria o aparecimento de placa bacteriana, infeções como a periodontite e, deste modo, constituiria uma possível explicação para a relação entre ambas.

Porque é tão importante conhecer a relação entre a artrite reumatoide e higiene oral?

É evidente que a higiene bucodentária é muito relevante para todos, mas, no caso dos pacientes com artrite reumatoide, também influencia o prognóstico da doença. Na verdade, os ensaios clínicos têm evidenciado que o tratamento periodontal não cirúrgico reduz a inflamação sistémica e melhora a evolução da artrite reumatoide. Daí a importância para o paciente de realizar uma higiene oral adequada.

dentista tem uma importante missão neste trabalho de sensibilização e orientação para higiene bucal. Fornecer as orientações apropriadas e realizar o controlo adequado da saúde periodontal pode ter um repercussão muito positiva na saúde geral do paciente com artrite reumatoide.

Como prevenir o aparecimento da doença periodontal

Além de dar indicações ao paciente sobre como deve ser a escovagem, quando fazê-la (sendo fundamental após cada refeição) e sobre a importância de incluir fio dentário de alta resistência e fibras macias para a limpeza interproximal, colutório rico em flúor e irrigador bucal para o processo de higiene bucodentária a fim de garantir a erradicação da placa bacteriana, o odontologista pode também dar uma série de conselhos e ensinar truques que serão de grande ajuda para uma boa higiene oral.

Neste sentido, na Dentaleader recomendamos o uso da escova de dentes elétrica sónica, especialmente indicada para as pessoas que têm limitações nos seus movimentos que impedem a limpeza mecânica profunda. A escova de dentes elétrica é mais fácil de usar pelos pacientes com artrite e garante uma melhor limpeza.

Como prevenir o aparecimento da doença periodontal

Por outro lado, recomendamos a escolha de um dentífrico rico em flúor e antissético, para manter as bactérias afastadas da cavidade oral. Estimular a secreção salivar, com comprimidos especialmente concebidos para o efeito, pode ser uma ajuda extra para que os pacientes com artrite obtenham um suplemento de humidade na cavidade oral que melhore a sua higiene.

Na Dentaleader encontrará uma ampla gama de produtos para o cuidado completo do sorriso, sempre com a garantia de ser a marca líder em materiais de alta qualidade para clínicas dentárias.

Fonte: Dentaleader.

Priscila Torres

Priscila Torres

Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

Próximo Artigo

Deixe seu comentário e participe da nossa comunidade de pacientes

-Colaboradores-

Notifique Efeitos Colaterais

Artigos Recomendados

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

%d blogueiros gostam disto: