sexta-feira, março 29, 2024

Qual é a relação entre a artrite reumatoide e higiene oral?

A artrite reumatoide é uma patologia autoimune e degenerativa. Produz uma inflamação crónica nas articulações, que vão adquirindo, com o passar do tempo e a evolução da doença, um aspeto cada vez mais rígido e tumefacto. Danifica gravemente as articulações, os tecidos que as rodeiam, a pele, os vasos sanguíneos e, inclusive, alguns órgãos como o coração, os rins, os olhos ou os pulmões. Além disso, é muito dolorosa para os pacientes que dela sofrem e pode cursar com manifestações que afetam o organismo na sua totalidade, tais como cansaço generalizado, febre, perda de apetite e consequente perda de peso e/ou tónus muscular. E talvez fique surpreendido ao saber que relação existe entre a artrite reumatoide e higiene oral.

Este flagelo atinge as pessoas idosas de uma forma bastante generalizada: em Espanha existem mais de 200.000 pessoas que sofrem de artrite reumatoide, segundo dados da Sociedade Espanhola de Reumatologia (SER). A sua relação com a saúde oral em geral e com a doença periodontal em particular foi amplamente estudada ao longo da história, já desde o século XVIII.

Qual é a relação entre a artrite reumatoide e a higiene oral

Embora ainda não se tenha chegado a uma conclusão definitiva no âmbito das investigações científicas em odontologia, a prevalência da doença periodontal em pacientes com artrite reumatoide é óbvia, sendo ambas doenças inflamatórias crónicas que cursam com destruição de tecidos, reabsorção óssea e produção de citocinas pró-inflamatórios.

Tendo em consideração que em cada ano 20.000 novos casos de artrite reumatoide são diagnosticados em Espanha e o nosso compromisso de fornecer a mais rigorosa informação odontológica, na Dentaleader queremos contribuir para o cuidado da saúde oral colocando o foco nesta patologia e na necessidade de aumentar as medidas de higiene oral nos pacientes afetados. Para esse efeito, elaborámos este guia.

O que têm em comum a artrite reumatoide e a doença periodontal

Descoberta uma relação que nada tem de causal, os médicos dentistas continuam a investigar o assunto. Os estudos fornecem dados que mostram uma clara semelhança na patogénese de ambas as doenças, assim como nos seus fatores de risco (tabagismo, alcoolismo, exposição a microrganismos, envelhecimento e desgaste do sistema imunitário ou stress agudo).

Por outro lado, a artrite reumatoide e a doença periodontal partilham muitas outras associações de índole serológica, clínica e epidemiológica. Chega-se ao ponto de considerar que a bactéria Aggregatibacter actinomycetemcomitans, responsável pela periodontite, pode estar por detrás da resposta autoimune que desencadeia a artrite reumatoide.

O que têm em comum a artrite reumatoide e a doença periodontal

A relação entre estas patologias é de tal modo estreita que alguns médicos dentistas ousaram especular que a diminuição de movimentos dos pacientes com artrite reumatoide implica uma pior capacidade de realizar uma boa higiene bucodentária, o que favoreceria o aparecimento de placa bacteriana, infeções como a periodontite e, deste modo, constituiria uma possível explicação para a relação entre ambas.

Porque é tão importante conhecer a relação entre a artrite reumatoide e higiene oral?

É evidente que a higiene bucodentária é muito relevante para todos, mas, no caso dos pacientes com artrite reumatoide, também influencia o prognóstico da doença. Na verdade, os ensaios clínicos têm evidenciado que o tratamento periodontal não cirúrgico reduz a inflamação sistémica e melhora a evolução da artrite reumatoide. Daí a importância para o paciente de realizar uma higiene oral adequada.

dentista tem uma importante missão neste trabalho de sensibilização e orientação para higiene bucal. Fornecer as orientações apropriadas e realizar o controlo adequado da saúde periodontal pode ter um repercussão muito positiva na saúde geral do paciente com artrite reumatoide.

Como prevenir o aparecimento da doença periodontal

Além de dar indicações ao paciente sobre como deve ser a escovagem, quando fazê-la (sendo fundamental após cada refeição) e sobre a importância de incluir fio dentário de alta resistência e fibras macias para a limpeza interproximal, colutório rico em flúor e irrigador bucal para o processo de higiene bucodentária a fim de garantir a erradicação da placa bacteriana, o odontologista pode também dar uma série de conselhos e ensinar truques que serão de grande ajuda para uma boa higiene oral.

Neste sentido, na Dentaleader recomendamos o uso da escova de dentes elétrica sónica, especialmente indicada para as pessoas que têm limitações nos seus movimentos que impedem a limpeza mecânica profunda. A escova de dentes elétrica é mais fácil de usar pelos pacientes com artrite e garante uma melhor limpeza.

Como prevenir o aparecimento da doença periodontal

Por outro lado, recomendamos a escolha de um dentífrico rico em flúor e antissético, para manter as bactérias afastadas da cavidade oral. Estimular a secreção salivar, com comprimidos especialmente concebidos para o efeito, pode ser uma ajuda extra para que os pacientes com artrite obtenham um suplemento de humidade na cavidade oral que melhore a sua higiene.

Na Dentaleader encontrará uma ampla gama de produtos para o cuidado completo do sorriso, sempre com a garantia de ser a marca líder em materiais de alta qualidade para clínicas dentárias.

Fonte: Dentaleader.

Priscila Torres

Priscila Torres

Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

Próximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

-Colaboradores-

Notifique Efeitos Colaterais

Artigos Recomendados

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes