Grupo de Apoio aos Pacientes Reumáticos no Brasil

Proposta de atualização de protocolo da Psoríase está em consulta pública

0

Está em consulta pública a proposta de atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da Psoríase. A demanda foi encaminhada pelo Ministério da Saúde após a incorporação do medicamento risanquizumabe para tratamento de pacientes adultos com psoríase em placas moderada a grave, em setembro de 2020. O prazo para envio das contribuições se encerra no dia 05 de julho.

A psoríase é uma doença autoimune de causa desconhecida, que acomete principalmente a pele e as articulações. A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) encaminhou o tema com recomendação preliminar favorável à publicação deste protocolo. O texto do PCDT apresenta critérios de diagnóstico, métodos de avaliação da gravidade e extensão das lesões e condutas terapêuticas de acordo com a classificação da psoríase.

Participe da consulta pública aqui. A Conitec analisa as contribuições enviadas e verifica se algum aspecto importante deixou de ser considerado.

Acesse aqui a proposta de texto do PCDT da Psoríase.

Os sintomas mais comuns da psoríase são a presença de manchas vermelhas na pele e a descamação. Ainda que não seja uma condição física debilitante, a doença traz algumas consequências para a qualidade de vida do paciente como, por exemplo, o afastamento do trabalho e da vida social. É considerada cíclica, já que os sintomas desaparecem e reaparecem periodicamente.

20210615_Relatorio_Psoriase_ Consulta pública Conitec

Fonte: Contec.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: