O que é Polimialgia Reumática?
O que é Arterite de células Gigantes(GCA)
Causa
Ainda são desconhecidas, no entanto a alta incidência com a idade sugere que esteja de alguma forma relacionado com o processo de envelhecimento.
Impacto na Saúde
PMR e GCA raramente acontecem antes de 50 anos.
A idade média das pessoas com estas doenças é aproximadamente 70 anos.
PMR e GCA acontecem duas vezes mais em mulheres que em homens.
Diagnóstico
PMR é uma síndrome, e infelizmente, não há nenhum teste que faça o diagnóstico em todos os pacientes. Outras condições que podem causar sintomas semelhantes devem ser excluídas antes de se afirmar com certeza. O diagnóstico de PMR é sugestivo quando há indícios na história e exame físico, e uma alteração importante do exame de velocidade de hemossedimentação (VHS) (muito elevado). Uma biópsia da artéria temporal pode ser necessária para fechar o diagnóstico da GCA. Uma diferença do pulso arterial temporal à palpação sugere fortemente o diagnóstico, sendo que uma avaliação dopplerfluxométrica ou ultra-sonográfica local, pode ser de grande valia.
Tratamento
A meta no tratamento das PMR e GCA é aliviar os sintomas, e no caso de GCA, prevenir dano adicional para os tecidos. O medicamento mais utilizado é o corticosteroide, como a Predinisona. Normalmente, os pacientes com PMR respondem muito bem à pequenas doses (5 – 10 mg de Predinisona). Já os pacientes de GCA requerem doses maiores. O tratamento freqüentemente se estende por dois anos ou mais tempo. Pode ser possível tratar casos moderados de PMR com anti-inflamatórios não hormonais, assim como, em casos rebeldes, o uso de imunossupresores pode ser necessário. Seja qual for o tratamento utilizado deve ser lembrado que estamos diante de um paciente idoso e, o uso de qualquer medicamento deve ser feito com cuidado.
O papel do Reumatologista tratando PMR e GCA
PMR e GCA podem ter complicações severas e ser um grande desafio para diagnosticar. O controle deste paciente deve ser efetuado pelo especialista indicado e com treino nos medicamentos necessários, ou seja o reumatologista.
Autor: Dr. Marcelo Cruz Rezende – reumatologista / MS
Baseado em texto da “Arthritis Foundation”.
Fonte: Sociedade Brasileira de Reumatologia