Estamos no Mês de Conscientização e Prevenção do Ceratocone, o Junho Violeta, e hoje vamos falar sobre os primeiros sintomas dessa doença que deixa os olhos pontiagudos e é a principal causa de transplantes de córneas no Brasil.
A primeira fase do ceratocone não tem sintomas. O que pode ser um indicativo do problema é quando se tem astigmatismo e a perda na qualidade da visão. Outros indicativos são a sensibilidade à luz e desconforto visual.
Fique de olho: só o médico oftalmologista pode fazer um diagnóstico preciso da doença e o acompanhamento necessário para o tratamento.
Se tiver dúvidas e precisar conversar com um médico, acesse http://www.brasilqueenxerga.cbo.com.br/ e agende um horário para uma orientação online com um oftalmologista. Esse é um projeto do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e é totalmente gratuito.
Ah! E fique ligado aqui na página pois hoje, dia 24 ás 19hs, tem Live Brasil que Enxerga falando sobre Ceratocone. Se tiver alguma dúvida, pode deixar aqui nos comentários – anotaremos tudo para responder para vocês.
Fonte e revisão do texto: CBO – Conselho Brasileiro de Oftalmologia