A Faculdade de Medicina da UFMG, em parceria com a equipe multiprofissional e o Serviço de Reumatologia do Hospital das Clínicas, lançou duas cartilhas focadas na educação de pacientes com doenças reumáticas. As publicações fornecem informações práticas para a gestão de condições específicas e o cuidado com medicamentos de alto custo.
A cartilha Esclerose sistêmica e o trato digestivo explora as complicações digestivas associadas à esclerose sistêmica, que podem afetar a função do trato digestivo, desde a boca até a região anal. O material oferece sugestões para aliviar sintomas como dificuldade de engolir, refluxo gastroesofágico e alterações nas funções intestinais. Entre as recomendações, a adaptação da dieta e do estilo de vida são estratégias propostas para minimizar desconfortos e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
O guia Como transportar e armazenar medicamentos imunobiológicos fornece orientações a pacientes que utilizam medicamentos de estrutura molecular complexa, como abatacepte, infliximabe e tocilizumabe. O documento esclarece os cuidados necessários para o transporte e armazenamento desses medicamentos sensíveis, que devem ser refrigerados de forma adequada para preservar sua eficácia.
As publicações são uma iniciativa do Grupo de Orientação aos Pacientes com Artrite Reumatoide, projeto de extensão coordenado pela professora Debora Cerqueira Calderaro, do Departamento do Aparelho Locomotor da Faculdade de Medicina. Como parte de projeto voltado para a educação em saúde e apoio aos pacientes com doenças reumáticas, as cartilhas foram concebidas para fornecer suporte prático e acessível a pacientes e profissionais de saúde.
Fonte: UFMG