Grupo de Apoio aos Pacientes Reumáticos no Brasil

Artroplastia e exercícios físicos

Indicações e contraindicações após o implante de prótese de joelho

0

Uma das causas da osteoartrose no joelho é o excesso de exercícios físicos de alto impacto por um longo período. Com o passar dos anos, ex-atletas de alta performance e amadores podem sofrer com dores, rigidez e dificuldade nos movimentos, devido ao desgaste da cartilagem que amortece os ossos do joelho. Nesses casos, as cirurgias para implante de prótese, chamadas de artroplastia, são seguras e efetivas para aliviar as dores, proporcionando a melhora da função e, consequentemente, da qualidade de vida do paciente.

Entretanto, os adeptos de atividades físicas ainda têm dúvidas em relação ao que pode ser praticado depois da artroplastia. Em geral, são permitidos exercícios de baixo impacto, mas cada caso precisa ser avaliado individualmente pelo cirurgião e a retomada deve ser feita de forma gradual, respeitando o período pós-operatório indicado pelo médico, e com acompanhamento de fisioterapeutas e educadores físicos. Mais de 90% das pessoas que passam pelo procedimento sentem uma enorme redução das dores no joelho e uma significativa melhora na capacidade de realizar as atividades comuns do dia a dia.

De acordo com a Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos (AAOS – American Academy of Orthopaedic Surgeons), entre as atividades realísticas depois da artroplastia total de joelho (ATJ) estão caminhadas sem limite de distância, natação, golfe, trilhas leves, ciclismo e dança de salão, que apresentam risco reduzido de quedas e torções. A musculação também é possível, desde que orientada pelo cirurgião e fisioterapeuta, para que seja respeitado o arco de movimento da prótese e não haja sobrecarga.

Estudos apontam que a maioria dos pacientes que participou de alguma atividade física regular antes da ATJ retornou à prática esportiva após a cirurgia, sendo mais comuns os esportes de baixo impacto. O nível de atividade física não depende da dor e dos sintomas pós-operatórios, mas da satisfação com a cirurgia, motivação e capacidade funcional dos indivíduos. Assim, o retorno ao esporte não só é possível como é recomendado em níveis recreativos, e um paciente colaborativo, instruído e com preparo adequado de condicionamento físico, pode melhorar tanto no nível funcional e cardiovascular quanto no psicológico, com aumento da autoestima e da qualidade de vida.

Especialistas também destacam que, com o uso e a atividade normais, as próteses de joelho apresentam desgaste no espaçador plástico. O excesso de atividades ou de peso pode acelerar esse desgaste natural e fazer com que a prótese se afrouxe e fique dolorosa. Por isso, muitos cirurgiões aconselham evitar atividades como corridas, trotes, saltos ou outros esportes de alto impacto, pelo resto da vida, após a cirurgia.

Tecnologia traz mais precisão e sucesso aos procedimentos

Uma cirurgia de joelho bem-sucedida depende da habilidade do cirurgião, da qualidade da prótese, da estrutura hospitalar e dos instrumentais utilizados. Com o avanço da tecnologia, as próteses estão cada vez mais eficientes, proporcionando conforto, segurança e mobilidade aos pacientes, após o implante. Por outro lado, a medicina robótica passou a auxiliar os cirurgiões a ter a máxima precisão nos procedimentos de artroplastia total do joelho, possibilitando uma recuperação mais rápida do paciente, assim como o retorno à rotina de atividades diárias, no pós-operatório.

Entre as premissas de uma artroplastia de sucesso está a precisão submilimétrica nas incisões para a substituição da articulação. Recém-chegado ao país, o ROSA® Knee System, um sistema cirúrgico assistido por robô, tem ajudado os cirurgiões a otimizar a eficiência do planejamento e execução das cirurgias. Desenvolvido pela multinacional americana Zimmer Biomet, o sistema fornece uma análise contínua de dados para auxiliar na tomada de decisões complexas, permitindo que os cirurgiões usem a tecnologia de computador e software para posicionar os instrumentos cirúrgicos com grande precisão, durante os procedimentos.

Reconhecimento internacional

O ROSA® Knee acaba de ser reconhecido como “Melhor Solução de Tecnologia em Ortopedia”, ao receber o prêmio MedTech Breakthrough 2021. Anualmente, essa organização independente de inteligência de mercado reconhece as empresas e soluções que mais se destacam na área da saúde, em âmbito global. Os requisitos avaliados são inovação, performance, facilidade de uso, funcionalidade, valor agregado e impacto.

Sobre o ROSA® Knee

O ROSA® Knee é um sistema cirúrgico assistido por robô, projetado para ajudar os cirurgiões na realização da cirurgia de substituição total do joelho, com recursos para auxiliar nas ressecções ósseas, bem como avaliar o estado dos tecidos moles para facilitar o posicionamento do implante no período intraoperatório. O sistema fornece uma análise contínua de dados para auxiliar na tomada de decisões complexas e permite que os cirurgiões usem a tecnologia de computador e software para posicionar instrumentos cirúrgicos, permitindo grande precisão durante os procedimentos. O ROSA® Knee apresenta o protocolo de imagem X-Atlas™ – que fornece imagens pré-operatórias baseadas em raios-X para criar um modelo 3D e plano da anatomia óssea de um paciente – e mapeamento intraoperatório em tempo real da anatomia e movimento de um paciente, para ajudar os cirurgiões a personalizarem procedimentos e otimizarem a colocação do implante.

Sobre a Zimmer Biomet

Fundada em 1927 e sediada em Warsaw, Indiana (EUA), a Zimmer Biomet é líder global em saúde musculoesquelética. A empresa desenha, fabrica e comercializa produtos reconstrutivos ortopédicos; produtos de medicina esportiva, biológicos, extremidades e traumas; tecnologias office-based; produtos de coluna, craniomaxilofacial e torácico; implantes dentários; e produtos cirúrgicos relacionados. A companhia colabora com profissionais de saúde em todo o mundo para aumentar o ritmo da inovação. Seus produtos e soluções ajudam a tratar pacientes que sofrem de doenças ou lesões em ossos, articulações ou tecidos moles. Junto com profissionais de saúde, ajudam milhões de pessoas a viverem melhor. A Zimmer Biomet possui operações em mais de 25 países e comercializa seus produtos em mais de 100 localidades.

Para mais informações, acesse www.zimmerbiomet.com ou siga a Zimmer Biomet Brasil no Linkedin https://linkedin.com/showcase/zimmerbiometbrasil .

Referências:

AAOS (American Academy of Orthopaedic Surgeons): Artroplastia total de joelho
Artigo de revisão sistemática: Retorno ao esporte após artroplastia total do joelho
https://www.scielo.br/pdf/rbme/v23n2/1517-8692-rbme-23-02-00160.pdf

Fonte: Assessoria de imprensa.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: