Grupo de Apoio aos Pacientes Reumáticos no Brasil

5 dicas para tratar Artrose no joelho

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Para quem não sabe, a artrose é uma doença que afeta diretamente as cartilagens e as outras estruturas ao redor de qualquer articulação.

Essa doença provoca dor, inchaço, deformidade (joelho pode entortar), alteração do modo de caminhar (mancar) e tudo leva a uma piora da qualidade de vida.

A artrose não tem cura, mas tem tratamento para diminuir esses sintomas e evitar que eles progridam rapidamente.

Veja a seguir algumas dicas de tratamentos que você mesmo pode ministrar.

1. Alimentação balanceada

Uma das principais causas da artrose é o sobrepeso pois há uma sobrecarga na articulação, principalmente nos joelhos, quadris e coluna.

Evite excessos, exageros alimentares. Caso precise de ajuda profissional, posso te indicar uma nutricionista que irá organizar suas refeições sem privação deste grande prazer que é a refeição.

2. Exercícios de baixo impacto

Chega a ser repetitivo discorrermos sobre a importância da frequente realização de atividades físicas no nosso dia a dia.

Porém nos casos de pessoas que sofrem com a artrose, recomendamos exercícios de baixo impacto, como por exemplo:

– Musculação;

– Natação;

– Hidroginástica;

– Bicicleta

– Elíptico.

3. Fisioterapia

A fisioterapia é sempre uma recomendação quando falamos de tratar dores em articulações, e a artrose no joelho é incluída nesse sentido.

Com um acompanhamento de um especialista fisioterapeuta, são recomendados os melhores exercícios, de acordo com as necessidades do paciente.

Indicamos o tratamento diário nos momentos de mais dores. Nesse caso, além das práticas físicas de alongamento e fortalecimento muscular, é possível a utilização de aparelhos que diminuem a dor e a inflamação.

4. Compressas frias

Por ser uma doença que gera um processo inflamatório, a realização de compressas com gelo ajudam no alívio da dor e da inflamação.

5. Evite agachar / ajoelhar

Uma dica simples, é evitar agachar ou ajoelhar. Evite ficar agachado brincando com crianças ou cuidando das plantas. Ao levantar pode haver uma nova lesão meniscal ou condral e gerar uma crise de dor intensa (artrite) associado a artrose pré-existente.

Lembre-se que abraçar hábitos mais saudáveis, como alimentação de qualidade e a realização de atividades físicas é um passo essencial para garantir a integridade e saúde de seus joelhos.

Se você já realizou alguma dessas pequenas mudanças na sua vida, e sentiu a diferença, compartilhe essa experiência nos comentários!

Fonte: Dr. Bruno Sbrissia.

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