Para quem não sabe, a artrose é uma doença que afeta diretamente as cartilagens e as outras estruturas ao redor de qualquer articulação.
Essa doença provoca dor, inchaço, deformidade (joelho pode entortar), alteração do modo de caminhar (mancar) e tudo leva a uma piora da qualidade de vida.
A artrose não tem cura, mas tem tratamento para diminuir esses sintomas e evitar que eles progridam rapidamente.
Veja a seguir algumas dicas de tratamentos que você mesmo pode ministrar.
1. Alimentação balanceada
Uma das principais causas da artrose é o sobrepeso pois há uma sobrecarga na articulação, principalmente nos joelhos, quadris e coluna.
Evite excessos, exageros alimentares. Caso precise de ajuda profissional, posso te indicar uma nutricionista que irá organizar suas refeições sem privação deste grande prazer que é a refeição.
2. Exercícios de baixo impacto
Chega a ser repetitivo discorrermos sobre a importância da frequente realização de atividades físicas no nosso dia a dia.
Porém nos casos de pessoas que sofrem com a artrose, recomendamos exercícios de baixo impacto, como por exemplo:
– Musculação;
– Natação;
– Hidroginástica;
– Bicicleta
– Elíptico.
3. Fisioterapia
A fisioterapia é sempre uma recomendação quando falamos de tratar dores em articulações, e a artrose no joelho é incluída nesse sentido.
Com um acompanhamento de um especialista fisioterapeuta, são recomendados os melhores exercícios, de acordo com as necessidades do paciente.
Indicamos o tratamento diário nos momentos de mais dores. Nesse caso, além das práticas físicas de alongamento e fortalecimento muscular, é possível a utilização de aparelhos que diminuem a dor e a inflamação.
4. Compressas frias
Por ser uma doença que gera um processo inflamatório, a realização de compressas com gelo ajudam no alívio da dor e da inflamação.
5. Evite agachar / ajoelhar
Uma dica simples, é evitar agachar ou ajoelhar. Evite ficar agachado brincando com crianças ou cuidando das plantas. Ao levantar pode haver uma nova lesão meniscal ou condral e gerar uma crise de dor intensa (artrite) associado a artrose pré-existente.
Lembre-se que abraçar hábitos mais saudáveis, como alimentação de qualidade e a realização de atividades físicas é um passo essencial para garantir a integridade e saúde de seus joelhos.
Se você já realizou alguma dessas pequenas mudanças na sua vida, e sentiu a diferença, compartilhe essa experiência nos comentários!
Fonte: Dr. Bruno Sbrissia.