A obesidade infantil vem se tornando motivo de preocupação em todo o mundo e já é considerada uma das doenças crônicas mais prevalentes nos consultórios pediátricos. Ocorre tanto em regiões urbanas como rurais e em países desenvolvidos e em desenvolvimento. De acordo com Wylma Hossaka, pediatra da Beneficência Portuguesa de São Paulo, todo evento que acontece com o indivíduo na vida intrauterina e na lactação pode ter repercussões na vida adulta. Isso é chamado de programação metabólica e é um dos eventos responsáveis pelo desenvolvimento da obesidade infantil.
Durante a gestação é possível checar a predisposição das crianças para a obesidade na vida adulta e as consequências como diabetes e hipertensão. “As condições pré-natais como obesidade materna e/ou ganho de peso materno excessivo na gestação são fatores de risco para diabetes e obesidade. Além disso, bebês pequenos no nascimento, com baixa estatura e ganho de peso excessivo no primeiro ano de vida têm mais chance de se tornarem obesos na vida adulta”, afirma a médica.
E para prevenir a obesidade infantil seguem quatro dicas da especialista da BP:
1 – Aleitamento materno: o aleitamento materno protege contra a obesidade e para cada mês que o bebê é amamentado após o sexto mês de vida há um aumento de 4,5% na chance de não ser obeso na vida adulta. Cabe aos pediatras observar os fatores predisponentes, monitorando o ganho ponderal e orientando na alimentação dos pequenos, pois é na primeira infância que se criam as primeiras memórias do paladar. “Essas memórias fazem com que as crianças apreciem mais alimentos que tiveram contato nesse período, levando a hábitos alimentares mais saudáveis”.
2 – Prática de exercícios físicos: familiares e escolas devem estimular a socialização com brincadeiras, além de atividades físicas e esportivas para que desde cedo as crianças tomem gosto, levando o hábito para a vida.
3 – Introdução alimentar correta: a introdução alimentar é um dos fatores de sucesso contra a obesidade. É fundamental evitar a oferta precoce de alimentos indevidos para a idade como açúcares antes dos dois anos.
4 – Cuidado constante com a alimentação: oferecer uma alimentação balanceada, rica em legumes e vegetais e não ingerir fast-food, frituras, doces e bebidas calóricas é imprescindível para evitar a obesidade infantil.
Sobre a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo
A Beneficência Portuguesa de São Paulo agora é BP, um polo de saúde moderno e atualizado que valoriza a vida de todos e de cada um. Composto por 4 hospitais com foco em alta complexidade e que atendem diferentes perfis de clientes e outros 3 serviços que contemplam medicina diagnóstica, atendimento ambulatorial e educação e pesquisa, a BP compreende mais de 220 mil m² construídos, 7.500 colaboradores e 4.500 médicos distribuídos em 8 edifícios e cerca de 50 clínicas nos bairros da Bela Vista, onde são concentrados os serviços privados, e da Penha, onde são oferecidos os serviços para clientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O polo de saúde é composto pelo Hospital BP, referência em casos de alta complexidade, pronto-socorro geral e corpo clínico especializado para clientes de planos de saúde e particulares; pelo BP Mirante, hospital que oferece um corpo clínico renomado, pronto atendimento privativo, hotelaria personalizada e cuidado intimista para clientes particulares e de planos de saúde premium; pelo BP Essencial, hospital que tem foco na qualidade assistencial e oferece acomodações compartilhadas para clientes de planos de saúde básicos e particulares; pelo BP Hospital Filantrópico, que oferece cuidado humanizado e eficaz para clientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS); pela BP Medicina Diagnóstica, um completo e atualizado centro de diagnósticos e de terapias, que oferece exames laboratoriais, de imagem, métodos gráficos e de todas as outras especialidades diagnósticas; pelo BP Vital, um conjunto de iniciativas da BP com foco em promoção de saúde por meio do cuidado integral, num um olhar atento e acolhedor da instituição para fora dos seus muros, contribuindo para a melhoria das condições de saúde da população como um todo; e pela BP Educação e Pesquisa, tradicional formadora de profissionais de saúde que capacita profissionais por meio de cursos técnicos e de pós-graduação, residência médica, eventos científicos e é responsável por gerenciar mais de 100 estudos e pesquisas na área da saúde com o intuito de contribuir para a evolução da Medicina no País.
Fonte: Assessoria de imprensa.