Outubro é marcado pelo Dia Mundial da Trombose, data que busca destacar uma condição de saúde que, embora seja a causa de cerca de 165 internações todos os dias [1], ainda recebe pouca atenção. Entre 2012 e 2023, mais de 489 mil brasileiros foram hospitalizados para o tratamento da condição [2]. A data visa não apenas a conscientização sobre a gravidade da doença, mas também a importância de medidas preventivas, como a identificação precoce dos fatores de risco, promoção de hábitos saudáveis e o incentivo ao diagnóstico e tratamento adequado.
“A trombose venosa profunda (TVP) é uma condição médica grave que ocorre quando há a formação de coágulos de sangue dentro de uma veia profunda, geralmente nas pernas, impedindo o fluxo natural do sistema cardiovascular [3]. A TVP pode ser assintomática ou causar dor, inchaço, vermelhidão, calor e rigidez na região afetada devido ao entupimento da veia que prejudica a circulação do sangue [3]”, comenta o Dr. Tomaz Crochemore, Diretor Médico para a América Latina da Werfen.
O médico complementa ao explicar que os principais sintomas clínicos costumam ser inchaço[3] e dor na palpação, que pode acontecer devido ao entupimento da veia que prejudica a circulação do sangue [3]. Embora a gravidade seja conhecida no meio médico e a condição tenha alta ocorrência no Brasil, ainda existe pouca informação divulgada sobre esta coagulopatia para a população.
A trombose não acontece apenas em pessoas mais idosas
“Este é um dos equívocos mais comuns. A verdade é que a trombose pode ocorrer em qualquer idade [4]”, comenta o especialista. Ele explica que, embora as chances de apresentar a condição aumentem à medida que envelhecemos [5], jovens também podem ser afetados, especialmente quando há fatores de risco adicionais, como obesidade, gravidez, sedentarismo, uso de anticoncepcionais e até mesmo histórico familiar da doença.
A condição acomete apenas as pernas
“Existem dois tipos de trombose, podendo ser arterial ou venosa [4], variando entre os graus superficial ou profundo [4]. No caso da trombose venosa profunda, de fato, observamos uma frequência maior nas pernas4, mas nenhuma é exclusiva dessa região”, complementa o Dr. Tomaz. Coágulos podem ser formados em outras partes do corpo, como braços, veias abdominais e até mesmo no cérebro.
A trombose causa dor
Muitas pessoas acreditam que a dor é um sintoma obrigatório, mas a realidade é que a condição é silenciosa e pode se manifestar com inchaço, mudança na cor da pele ou sensação de peso nas partes do corpo afetadas. “Existem ainda os casos em que os sintomas podem ser quase imperceptíveis, o que a torna ainda mais perigosa se não for diagnosticada precocemente”, adiciona.
A trombose atinge apenas pessoas que não praticam exercícios físicos
“A falta de movimento, como em situações de voos longos ou após cirurgias, aumenta o risco de trombose. No entanto, mesmo pessoas ativas podem desenvolvê-la se houver outros fatores presentes, como doenças pré-existentes [5], gravidez [5] e pós-parto [5] ou o uso de certos medicamentos, como anticoncepcionais”, comenta o médico.
A trombose sempre deixa sequelas
Embora a trombose possa levar a complicações graves, como a síndrome pós-trombótica, muitas pessoas conseguem se recuperar totalmente com diagnóstico precoce e tratamento adequado. No entanto, a falta de tratamento pode resultar em sequelas permanentes, como dor crônica e inchaço nas pernas, o que reforça a importância de buscar ajuda médica rapidamente ao notar qualquer sintoma.
Referências:
[1] Jornal da USP. Números de internações diárias por trombose no Brasil merecem atenção e acompanhamento constante. Acesso em: https://jornal.usp.br/radio-
[2] Agência Brasil. Trombose causa 165 internações diárias no Brasil, revelam médicos. Acesso em: https://agenciabrasil.ebc.com.
[3] Hospital Albert Einstein. Vida Saudável. Sinais de trombose: saiba tudo sobre! Acesso em: https://vidasaudavel.einstein.
[4] Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde. 16/9 – Dia Nacional de Combate e Prevenção à Trombose. Acesso em: https://bvsms.saude.gov.br/16-
Fonte: assessoria de imprensa