Em dezembro aconteceu a apresentação do coral ‘SuperARção’, projeto criado em 2012, pela Faculdade de Medicina do ABC, com pacientes do setor de reabilitação pulmonar que sofrem de doenças crônicas ou avançadas. Na platéia, cerca de 40 pessoas, entre amigos, familiares e funcionários da universidade aplaudiram de pé os pacientes.
“Quando estou cantando, nem me lembro que tenho falta de ar. É muito bacana”, conta Maria Alice Monteiro, de 73 anos, que há 11 recebeu o diagnóstico de tuberculose, e há pouco mais de 4, a confirmação de um enfisema pulmonar.
Durante o evento, que aconteceu dentro do Anfiteatro David Uip, no prédio da universidade, os 35 integrantes do projeto cantaram três músicas, durante aproximadamente 10 minutos. “A ideia do coral é proporcionar uma atividade diferente, que ajude na melhora da saúde e até na autoestima dos paientes” explica Elie Fiss, médico pneumologista, professor da universidade e idealizador da iniciativa. “Cantar requer fôlego e exercício de musculatura. É uma ótima alternativa”, complementa.
O grupo que integra o coral se reúne semanalmente dois meses antes da apresentação final para ensaiar as canções. O evento foi aberto ao público e gratuito.
Fonte: Assessoria de imprensa.