Sentir-se sozinha, mesmo estando em contato com outras pessoas, é um fator de risco para doenças cardíacas em mulheres. A constatação é de um estudo, publicado no periódico JAMA (Journal of American Medical Association), que acompanhou cerca de 58 mil mulheres estadunidenses pós-menopausa, com idade média de 79 anos.
De acordo com os pesquisadores, o sentimento de solidão aumenta o risco de doenças cardíacas, como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC), em 5%. Além disso, isolar-se se outras pessoas pode elevar esse risco em 8%.
Saiba mais: 10 sinais de problemas no coração que pouca gente conhece
O estudo também apontou que a associação dos dois fatores pode alavancar as chances dessas doenças em até 27% em comparação com mulheres da mesma idade que não apresentam esses sentimentos.
Como o estudo foi feito?
Já para medir o sentimento de solidão, os pesquisadores utilizaram a Escala de Solidão da UCLA (Universidade da Califórnia, em Los Angeles). A escala reflete sentimentos de isolamento, falta de companheirismo e exclusão.
Leia mais: Ser solteiro aumenta o risco de morte por problemas cardíacos
O estudo avaliou, ainda, o apoio social que essas mulheres recebiam (como ajuda em questões específicas e apoio emocional) e covariáveis, como consumo de álcool, nível de atividade física, qualidade da dieta, depressão e diabetes. Esses outros fatores foram corrigidos por meio de programas estatísticos para que fosse observado, de fato, o efeito da solidão e do isolamento nas participantes.
O que é solidão?
A solidão é caracterizada como o sentimento de não pertencer ao mundo que nos cerca, como a dificuldade de criar vínculos ou de se identificar com outras pessoas. Entre as causas da solidão estão a baixa autoestima, falta de confiança, distúrbios psicológicos, viver sozinho, entre outros fatores.
Existem diferentes níveis de solidão segundo a psicóloga Adriana de Araújo, que elencou previamente ao Minha Vida:
- Leve: com presença de pensamentos negativos;
- Mediana: presença de pensamentos negativos que trazem sofrimento;
- Intensa: pensamentos negativos que trazem profundo sofrimento e a sensação de que não há esperança ou possibilidade de resolução.
Caso sinta algum desses sintomas, procure a ajuda de um especialista, como um psicólogo.
Fonte: Assessoria de Imprensa