As mulheres podem passar por diversas mudanças corporais ao longo da vida. E com a correria do dia a dia, falta de uma alimentação saudável, estilo de vida e pré-disposição genética podem enfrentar doenças e infecções que afetam o seu corpo.
Essas doenças comuns em mulheres também estão relacionadas às fases da vida feminina, como por exemplo a menarca (primeira menstruação) e a menopausa (última menstruação).
Pensando na saúde da mulher, destacamos abaixo seis doenças comuns em mulheres e seus respectivos sintomas. Algumas delas são de difícil diagnóstico, outras são inflamações que podem ser prevenidas com alguns cuidados com a saúde.
1 – Síndrome dos ovários policísticos
A síndrome dos ovários policísticos ou SOP como também é conhecida, é um problema que tem por interferência o desequilíbrio hormonal. O resultado é o crescimento de cistos que aumentam o tamanho dos ovários. Os sintomas da síndrome dos ovários policísticos estão relacionados a diabetes tipo 2, crescimento de pelos nas regiões dos seios, queixo e buço; também deixa a pele mais oleosa e acneica. Manchas no pescoço e axilas também podem ser observadas nesse caso, assim como a dificuldade da mulher engravidar.
2 – Pólipo Endometrial
O pólipo endometrial é uma das doenças comuns em mulheres, sendo 10% da população feminina com diagnóstico da doença. Essa doença é caracterizada pelo crescimento de nódulo formado pelo tecido endometrial. Seus principais sintomas são sangramentos, cólicas menstruais, espessamento endometrial na menopausa e infertilidade. Saiba que a obesidade e a hipertensão são alguns dos fatores de risco para pólipo endometrial.
3 – Infecção urinária
A infecção urinária é bem comum. Também chamada de cistite, ela afeta a bexiga causando bastante desconforto na hora de urinar, como queimação na região.
Geralmente a infecção urinária é causada por uma bactéria chamada E.Coli, localizada no intestino. Devido a uretra mais curta que os homens, a mulher sofre bastante de cistite, por isso a importância de fazer a higienização de baixo para cima, beber bastante água e evitar ficar com roupas muito apertadas.
4 – Câncer de mama
O câncer de mama é outra doença que afeta as mulheres, mas não existe uma causa específica. Alguns estudos apresentam a pré-disposição genética como uma dos influenciadores do câncer de mama, assim como a menstruação precoce, menopausa tardia e o estilo de vida prejudicial. Portanto, é importante a prática de atividade física, pois ela ajuda a combater o câncer de mama através do controle do peso e bem-estar.
5 – Endometriose
A endometriose afeta milhares de mulheres no mundo inteiro, sendo um diagnóstico difícil de fazer, necessitando assim uma bateria de exames clínicos, laboratoriais e de imagem.
Os principais sintomas da doença é a cólica forte e intensa, dores nas relações sexuais, na dor na região na pelve, diarreia e dificuldades para engravidar.
6 – Osteoporose
A osteoporose também é uma das seis doenças comuns em mulheres, ela afeta os ossos tornando-os mais frágeis e porosos, principalmente o corpo feminino durante o climatério.
As mudanças no estilo de vida como prática de atividades físicas, evitar fumar e consumir bebidas alcoólicas contribuem para a prevenção da osteoporose.
Fonte: Portal Bahia de Valor.