Com o isolamento por conta da pandemia do Coronavírus, às academias estão fechadas e muitas pessoas estão se adaptando aos exercícios feitos em casa. Atividades físicas regularmente traz diversos benefícios para a saúde, como controlar o peso, diminuir a glicemia, prevenir doenças cardiovasculares, prevenir osteoporose e controlar até mesmo o colesterol, mas o ideal é que a atividade física seja orientada e acompanhada por um profissional da área.
Mas, em tempos de pandemia, o acompanhamento não é possível, por isso os cuidados devem ser redobrados ao fazer os exercícios em casa para não causar nenhum tipo de lesão.
O primeiro passo, é fazer um aquecimento entre 5 a 10 minutos antes de iniciar o treino, pois ele vai ajudar a preparar os músculos para uma atividade mais intensa, evitando lesões e aumentando o rendimento do treino. Pular corda e fazer polichinelo, são ótimas opções para o aquecimento.
Para quem não tem uma rotina de exercícios físicos e está iniciando, nos primeiros dias de atividade, comece com intensidade leve e com o passar dos dias aumente gradualmente de acordo com o ganho de resistência.
Postura
Treinar em casa também exige atenção na postura quando for fazer o exercício. Fazer uma atividade de forma incorreta, pode causar lesões e deixar dores pelo corpo. É importante estar usando roupas leves e utilizar tênis, mesmo estando dentro de casa, pois ele serve para amenizar o impacto dos exercícios nas articulações, principalmente em treinos que fazem você pular e flexionar o joelho.
A respiração é fundamental pois ela te ajudar a fazer seus exercícios com mais intensidade melhorando seu rendimento no treino. Quando inspiramos pelo nariz e soltamos lentamente pela boca, oxigenamos o nosso corpo e o ajudamos a continuar o exercício com mais força.
Você também precisa se manter hidratado durante os treinos. O ideal é beber um copo de água antes de começar e durante os intervalos dos exercícios.
Descanso
Cuidado com a vontade de querer treinar o tempo todo. O corpo precisa descansar. Malhar demais pode causar fadiga muscular, estresse e outros problemas de saúde, por isso, alterne os dias de treino mais intenso com os dias de treino mais leves para não forçar seu corpo.
É possível fazer os exercícios sozinho, desde que siga cuidados importantes para evitar lesões e melhorar o condicionamento físico sem correr riscos de saúde.
Fonte: Folha Vitoria.