Ao longo da vida, diferentes doenças podem afetar a coluna, o quadril, as pernas, os braços ou o pescoço. A área da reumatologia é uma das mais eficientes no diagnostico destes incômodos, uma vez que avalia o paciente de uma forma geral para identificar a causa das dores, que pode ser desde uma torção até uma grave fratura ou até mesmo osteoporose e tumores.
Segundo estudo realizado em todo Brasil pela UnB (Universidade de Brasília), as doenças descritas como reumatismo foram as mais prevalentes em todo o país, estando à frente até mesmo da diabetes. Estima-se que dois milhões de brasileiros sejam afetados por essa condição. As doenças são prevalentes em mulheres com idade entre 30 e 50 anos.
A reumatologia exerce uma função que engloba áreas integradas dentro do mundo das fraturas, dos ossos, das infecções, dos músculos e dos ligamentos. “Antes de buscarmos tratamento para o incômodo, precisamos descobrir a causa que nos afeta. O motivo das dores é variado e depende de diversos fatores, como a postura, a genética, o peso, o alongamento, o sedentarismo e as temperaturas climáticas”, explica Claudia Goldenstein Schainberg, médica especialista em reumatologia.
Muitas pessoas ainda não sabem, mas o reumatismo não é uma doença em si, mas sim um termo que reúne grupos com mais de cem doenças que prejudicam os tecidos conjuntivos, incluindo articulações, ossos, músculos, tendões e ligamentos.
“A origem do desconforto pode ser predominantemente biomecânica, infecciosa, inflamatória ou autoimune, o que vai mobilizar específicas áreas médicas que seu reumatologista saberá exatamente qual te direcionar”, completa a especialista. Normalmente, os sintomas deste âmbito se baseiam em dores nas articulações, vermelhidão, inchaço pelo corpo, cansaço e dificuldades para se movimentar.
É necessário prevenir essas enfermidades com mudanças diárias, como a realização frequente de exames gerais, a manutenção de uma alimentação balanceada e a prática regular de exercícios físicos.
“Essas doenças podem desencadear graves problemas, como a artrose, a tendinite, a bursite, a lombalgia, a gota, a artrite reumatoide, o lúpus, a osteoartrite e a fibromialgia. Portanto, procure um médico reumatologista para um diagnóstico preciso. Se necessário, o especialista vai receitar medicações, tratamentos e até cirurgias dependendo da situação”, aconselha Schainberg.
Fonte: Portal Bonde