Pesquisa inédita no Brasil revela os obstáculos enfrentados por pessoas que sofrem de doenças inflamatórias intestinais (DII), grupo de doenças crônicas que afetam o sistema gastrointestinal. O estudo “A Jornada do Paciente com DII” revelou detalhes de como vive o paciente, assim como os principais empecilhos sofridos por eles.
O objetivo da investigação era compreender e quantificar o impacto das DII na vida das
pessoas, seja impacto físico, mental, financeiro e emocional. Esta é a primeira vez que a vida do paciente com DII é mapeada em profundidade no país – e ainda existem poucos estudos sobre a doença no Brasil. Os principais resultados serão apresentados no dia 15 de dezembro, ao meio-dia, através de uma transmissão ao vivo do facebook. Dois dos maiores especialistas em DII do Brasil, Dra Marta Brenner Machado e Dr Flavio Steinwurz, estarão online para comentar os resultados e responder as perguntas dos internautas.
O que: Lançamento dos resultados da pesquisa “A Jornada do Paciente com DII”
Quando: 15 de dezembro, sexta-feira, ao meio-dia (Horário de Brasília)
Onde: transmissão ao vivo via facebook https://www.facebook.com/abcd.org.br/
Quem: pacientes, familiares, profissionais da saúde e gestores que lidam com DII. “A Jornada do Paciente com DII” é uma realização da ABCD, com apoio científico do Grupo
de Estudos de Doenças Inflamatórias Intestinais (GEDIIB) e da Associação Nacional de Pessoas com Doenças Inflamatórias Intestinais (DII Brasil). Foi organizada pela VoxVital Estratégias e recebeu apoio financeiro das empresas AbbVie, Ferring, Janssen, Nestlé Health Science, Pfizer, Takeda e UCB. O relatório completo está disponível no site da ABCD:
www.abcd.org.br/jornada
Sobre Doenças Inflamatórias Intestinais:
As doenças inflamatórias intestinais (DII) cobrem as enfermidades crônicas do trato gastrointestinal, como a doença de Crohn e a colite ulcerativa. Ambas possuem causa indeterminada. Causam diarreia, cólica abdominal, febre e sangramento retal, podendo
também ocorrer perda de apetite e de peso. Os medicamentos disponíveis reduzem a inflamação e controlam os sintomas, mas não curam a doença.
Sobre a ABCD:
Criada em 1999, Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn é uma
entidade sem fins lucrativos cujo objetivo é reunir os portadores de doenças inflamatórias
intestinais e os profissionais que atuam com essas patologias, proporcionando a troca de
experiências e facilitando a difusão das informações. As atividades da ABCD incluem grupos
de autoajuda com acompanhamento de equipes profissionais multidisciplinares, intercâmbio com órgãos e instituições internacionais, além de programas educativos dirigidos aos portadores destas patologias.
Contatos para a mídia:
Ana Célia Araújo
Coordenadora Administrativa
ABCD – Associação Brasileira de Colite
Ulcerativa e Doença de Crohn
secretaria@abcd.org.br
+ 55 11 3064 2992
Alameda Lorena, 1304 cj 802 Cerqueira
Cesar – São Paulo – SP – 01424-001
http://www.abcd.org.br
Manoela Onófrio
Diretora Executiva
VoxVital Estratégias
manoela@voxvital.com.br
+ 55 21 9833 90864
R. Almeida Godinho, 12
Rio de Janeiro – RJ – 22471-140
www.voxvital.com.br