A artrite reumatoide é uma doença sistêmica, crônica e inflamatória que afeta principalmente os tecidos sinoviais de revestimento articular e tendinoso. Esta inflamação causa dor e com o passar do tempo, pode ocasionar deformidades nas articulações e lesões ou rupturas de tendões.
Após a consulta médica, o paciente inicia o tratamento de reabilitação da mão com o terapeuta ocupacional (TO) para desinflamação das estruturas comprometidas, fortalecimento muscular, uso de órteses sob medida e tecnologia assistiva (adaptações) quando necessário.
O fortalecimento muscular exige muita cautela do profissional, pois a movimentação repetitiva da articulação pode promover mais lesões.
A órtese é indicada para alívio da dor, diminuição da inflamação e prevenção/diminuição de deformidades articulares. São recomendadas antes do início das deformidades afim de evitá-las e/ou retardá-las o máximo possível, através do uso adequado orientado pelo terapeuta ocupacional, cirurgiã de mão ou reumatologista, concomitante aos medicamentos indicados. Quando o paciente já possui algum grau de deformidade ainda é importante o uso de órteses, pois a doença é progressiva.
Alguns modelos de órteses sob medida:
As tecnologias assistivas, nome usado para as adaptações, são prescritas pelo terapeuta ocupacional com objetivo de facilitar a realização das atividades do dia a dia. Necessita de uma avaliação específica, treino e orientações ao paciente e à família sobre o uso, para que o paciente não a abandone depois de um tempo.
Aqui a imagem de alguns exemplos:
O paciente deve ter consciência que precisa mudar a maneira de realizar as atividades cotidianas e no trabalho, para evitar o aumento de inflamações e não perder a qualidade de vida.
Fonte: Cirurgia da mão Rio Preto