Os autointitulados “dedos de salsicha” do recém-coroado rei Charles 3º do Reino Unido se tornaram uma verdadeira obsessão na internet. Após a morte de Elizabeth 2ª, fotos das mãos do monarca começaram a aparecer nas redes brasileiras, embora os ingleses tentem adivinhar o que causa o inchaço sazonal há pelo menos um ano.
Fãs e desafetos da família real britânica já desenvolveram diversas teorias para explicar por que as mãos e os pés do monarca são tão roliços e avermelhados, principalmente após voos longos e em visitas a países de clima quente como Índia e Austrália.
Segundo o Google Trends, o termo “dedos inchados do príncipe Charles” (Prince Charles swollen fingers, em inglês) teve picos de busca nos últimos 12 meses no Reino Unido, Estados Unidos, Canadá e Austrália.
Médicos ouvidos pela Folha dizem que é muito difícil realizar um diagnóstico preciso a distância. Contudo, pontuaram alguns cuidados para prevenir quadros que levam a inchaços semelhantes aos do novo rei britânico.
A maior preocupação é se a vermelhidão e o inchaço representaram um risco à saúde do monarca de 73 anos. Mesmo com o mistério e falas públicas em tom de piada do rei sobre os próprios dedos, o Palácio de Buckingham nunca emitiu uma nota oficial esclarecendo a situação de saúde de Charles.