Dormir é uma necessidade fisiológica, mas muitas pessoas ainda não se deram conta do quanto esta atividade rotineira é fundamental. Em uma pesquisa divulgada pelo Persono em 2021, que ouviu 2000 brasileiros em todos os estados, mais de 50% dos respondentes disseram acreditar que o sono tem pouco ou nenhum impacto na performance diurna.
Esta é uma informação preocupante e completamente equivocada. A verdade é que dormir bem é tão importante quanto fazer exercícios com regularidade e se alimentar de forma equilibrada. O sono é fundamental para se ter mais disposição, criatividade, persistência, um sistema imunológico mais forte e uma memória melhor, além de estar diretamente relacionado à produtividade.
Quando olhamos para o universo do trabalho e da economia, os números são alarmantes. Um estudo realizado pela RAND Corporation calculou que a queda de produtividade causada pelo sono de baixa qualidade afeta gravemente a economia global. O sono ruim causa uma queda no PIB global de US$ 680 bilhões por ano considerando apenas Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Japão e Alemanha.
Um estudo conduzido no Canadá mostrou a relação entre a insônia e o absenteísmo no trabalho, mostrando que 25% das pessoas com insônia faltaram ao trabalho, comparado com 17% das pessoas sem este distúrbio.
Quando olhamos para atletas, a relação entre sono e produtividade também é evidente. No caso de ciclistas, uma noite ruim pode derrubar em 4% o tempo de prova. Já entre os tenistas, os que dormem por apenas 5 horas têm uma diminuição de 53% na precisão do saque.
A conclusão é simples: pessoas que dormem mal vão desempenhar suas funções de forma inferior a quem dorme bem. É importante destacar que uma boa noite de sono é multifatorial. Por isso, além de seguir a recomendação médica da quantidade mínima de horas de sono, é importante observar fatores como a regularidade do sono, a disposição e humor ao acordar, além da presença de sinais e sintomas como dores, nível de atenção e sonolência diurna.
A solução para este problema individual e global, está na busca por um sono melhor e, para isso, é importante que as pessoas se conscientizem, buscando bons hábitos para uma rotina de sono mais adequada, medindo seu sono para saber onde melhorar e investindo em um ambiente de sono mais adequado, que favoreça o descanso do corpo e da mente.
Nesta busca, a tecnologia pode ser uma importante aliada, tanto na criação de um ambiente melhor quanto na mensuração. Acompanhar o sono por meio de sleep trackers, por exemplo, é uma ótima opção para entender o que pode melhorar na hora de dormir.
Dormir bem é uma questão de saúde, qualidade de vida e performance, por isso, comece o quanto antes a investir na quantidade, na qualidade e na regularidade do seu sono!
Fonte: Assessoria de imprensa.