ANAPAR – Associação Nacional de Grupos de Pacientes Reumáticos, vem pleiteando a incorporação de novos medicamentos para o tratamento de Artrite Reumatoide, e isso somente é possível através da Atualização dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde, porém, no dia 11 de Outubro/11, representantes da Associação Nacional dos Grupos de Pacientes Reumáticos (ANAPAR) e do Ministério da Saúde se reuniram na Procuradoria da República do Distrito Federal, em Brasíliana Procuradoria da República do Distrito Federal, em Brasília, para discutir a atualização do Protocolo Clínico relacionado à Artrite Reumatóide. A ANAPAR pede agilidade na incorporação de três novos medicamentos pleiteados há mais de quatro anos, a fim de que seja atendida a necessidade de pacientes que já não respondem mais aos tratamentos oferecidos pelo SUS.
ANAPAR precisa da ajuda da população, dos portadores de patologias reumáticas e de seus familiares para que assinem a petição online pela Incorporação de Novos Medicamentos para o Tratamento da Artrite Reumatoide.
Os medicamentos são:
- Rituximabe / Mabthera (em processo no ministério da saúde desde 2006)
- Abatacepte / Orência (em processo no ministério da saúde desde 2007)
- Tocilizumabe / Actemra (em processo no ministério da saúde desde 2009)
A atualização do protocolo clínico de AR vem se arrastando e estava prevista para 2010, mas até hoje não houve avanço. O diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica, José Miguel do Nascimento Júnior, presente na reunião, não soube dar uma previsão de quando o protocolo será colocado em consulta pública (último passo para a incorporação). O documento foi atualizado pela última vez em 2006. “Importante ressaltar que na última atualização do protocolo foram incluídos novos códigos, ou seja, novos tipos de doenças reumáticas a serem cobertas, mas não houve incorporação de novos medicamentos. Há uma defasagem que precisa ser corrigida”, explicou a coordenadora institucional da ANAPAR, Lauda Santos.
Fonte: ANAPAR