Você se aposentou por invalidez, mas gostaria de voltar a trabalhar e não sabe se pode, acalme-se. Hoje você vai descobrir a resposta para sua questão. A aposentadoria por invalidez ocorre quando o cidadão fica incapacitado de exercer atividade laboral permanentemente. Além de incapaz de trabalhar, a condição de saúde deve impedir a reabilitação para outra atividade.
O que é a aposentadoria por invalidez?
Esse tipo de aposentadoria é o único capaz de ser alcançado sem a obrigatoriedade de carência. A aposentadoria por invalidez ou, como é chamada atualmente, aposentadoria por incapacidade permanente ocorre em alguns casos.
Confira os critérios para conseguir o benefício:
– Possuir no mínimo 12 contribuições recolhidas ao INSS (um ano de contribuição);
– Estar na condição de qualidade de segurado ao adquirir a condição de incapacidade;
– Ter atestado/laudo feito pelo médico perito sobre a condição de incapacidade permanente para o trabalho, sem a possibilidade de reabilitação.
Posso voltar a trabalhar ou não?
A resposta mais simples seria o não. Afinal, se você se aposentou é porque não tem mais condições físicas e/ou mentais para o trabalho.
Se o beneficiário realmente desejar voltar a trabalhar, o INSS deverá ser consultado e informado com antecedência, através de carta.
Doenças que dão direito
Existe uma lista de doenças que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) considera para fornecer o benefício. Porém, como se trata de condições individuais, os itens dessa lista podem sofrer alterações.
Problemas de coluna que resultam em aposentadoria por invalidez:
- Hérnia de Disco;
- Osteofitose (conhecida como bico de papagaio);
- Discopatia degenerativa;
- Protusão discal;
- Cervicalgia.
Em todas as situações, um perito do INSS precisa constatar a situação do contribuinte. Só assim é possível garantir a liberação de afastamento e aposentadoria.
O cidadão poderá recorrer à aposentadoria por invalidez junto ao INSS, solicitando a perícia. Contudo, se for o caso, também é possível acionar a Justiça. Todas as informações podem ser consultadas junto ao portal: meu.inss.gov.br.