Estamos a um passo de expandir o acesso da população brasileira ao Teste de Liberação Interfon-Gama (IGRA) para auxiliar no diagnóstico de tuberculose latente. A CONITEC deu o parecer favorável à incorporação deste teste no SUS para pacientes em uso de imunossupressores, pacientes HIV positivo e candidatos a transplante de medula óssea e órgãos.
A proposta é contar com mais um método de auxílio ao médico na prevenção do desenvolvimento da tuberculose ativa, ampliando a orientação clínica para o diagnóstico e diminuindo o progressivo aumento no número de casos.
Você pode participar da consulta pública n° 47/2020 no período de 01/09 a 21/09/2020
Formulário para você contar sua experiência ou opinião: https://pst.cr/kU4Mz
Para mais informações sobre o teste, você pode acessar os links abaixo:
- Relatório para Sociedade – https://n8qhg.app.goo.gl/Q78m
- Relatório Técnico da CONITEC – https://n8qhg.app.goo.gl/tB7Q
O que é a tuberculose?
A tuberculose é uma doença infecciosa, de evolução crônica, causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou
bacilo de Koch. A transmissão ocorre por via respiratória, por meio de gotículas produzidas pela tosse, fala ou espirro de pessoas contaminadas. A doença afeta principalmente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas.
Os sintomas clássicos são: tosse persistente seca ou produtiva, febre vespertina, sudorese noturna e
emagrecimento.
Segundo a a Organização Mundial da Saúde( OMS) a tuberculose é responsável pela maior taxa mdeortalidade do mundo. Mais de 10 milhões de pessoas tiveram TB e 1,5 milhões de pessoas morreram em decorrência da mesma em 2018.
Infecção Latente de Tuberculose (ILTB)
• ¼ da população mundial está infectada pelo bacilo Mycobacterium Tuberculosis (MTb) sem apresentar sintomas
• ILTB é o estado de resposta imune persistente à estimulação por antígenos do MTb sem evidência de tuberculose (TB) ativa clinicamente manifestada.
• Indivíduos com ILTB não transmitem o bacilo, mas possuem um risco estimado de 5-10% para o desenvolvimento de TB ativa.
• Maior risco de progressão para TB ativa em crianças mais novas e indivíduos imunocomprometidos.