Falta de medicamentos traz consequências irreversíveis para pacientes com doenças crônicas que dependem do SUS, somente nos meses de janeiro e fevereiro de 2022, o Movimento Medicamento no Tempo Certo recebeu 2.801 relatos de falta de medicamentos no SUS
Entre os dias 01 de janeiro a 28 de fevereiro de 2022, o Movimento Medicamento no Tempo Certo recebeu 2.801 relatos de pacientes e cuidadores, reportando a falta de 63 medicamentos nas farmácias de alto custo de 21 entes da federação. Os medicamentos com irregularidades no fornecimento fazem parte dos protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas do Ministério da Saúde, 26 destes medicamentos fazem parte do grupo 1A da assistência farmacêutica, sendo seu fornecimento responsabilidade do Ministério da Saúde.
No dia 27 de janeiro de 2022, enviamos 26 questionamentos via Lei de Acesso à Informação para o Ministério da Saúde, que nos informou no dia 2 de fevereiro de 2022, que os medicamentos Adalimumabe, Baracitinibe, Certolizumabe Pegol, Golimumabe, Infliximabe, Leflunomida, Secuquinumabe,e Tocilizumabe, encontram-se com contrato de compra vigente e com o abastecimento para as Secretarias Estaduais de Saúde realizados de forma regular, declarando que o fornecimento para as farmácias de alto custo, é de responsabilidade das secretarias de saúde de cada estado. Já o medicamento Upadacitinibe, encontra-se em processo de compra para abastecimento da rede SUS. Os demais medicamentos de competência do Ministério da Saúde, segue aguardando respostas.
Com base nessa informação, os pacientes que aguardam o fornecimento destes medicamentos, devem comparecer na farmácia de alto custo em que são atendidos, solicitar falar com o farmacêutico/gestor responsável, para obter informações sobre a data de regularização do fornecimento. Para aqueles casos de manutenção da indisponibilidade, é essencial o registro da falta deste medicamento na Ouvidoria Geral do SUS e na Ouvidoria da Secretaria Estadual de Saúde do estado que o medicamento está em falta.
Confira os medicamentos em falta que são de responsabilidade do Ministério da Saúde (lista por maior número de relatos de irregularidades no fornecimento).
- Golimumabe – resposta do Ministério da Saúde: https://wp.me/p6OZfj-hPA
- Adalimumabe – resposta do Ministério da Saúde: https://wp.me/p6OZfj-hPs
- Leflunomida – resposta do Ministério da Saúde: https://wp.me/p6OZfj-hPV
- Infliximabe 100mg – resposta do Ministério da Saúde: https://wp.me/p6OZfj-hPH
- Tocilizumabe – resposta do Ministério da Saúde: https://wp.me/p6OZfj-hQH
- Metotrexato cp
- Rituximabe
- Micofenolato de mofetila
- Etanercepte 50 mg
- Certolizumabe pegol – resposta do Ministério da Saúde: https://wp.me/p6OZfj-hQB
- Tofacitinibe – resposta do Ministério da Saúde: https://wp.me/p6OZfj-hPf
- Etanercepte 25 mg
- Metotrexato inj.
- Vedolizumabe
- Baracitinibe – resposta do Ministério da Saúde: https://wp.me/p6OZfj-hOZ
- Secuquinumabe – resposta do Ministério da Saúde: https://wp.me/p6OZfj-hPO
- Ustequinumabe
- Acetato de Glatiramer
- Betainterferona
- Donepezila
- Fingolimode
- Imatinibe
- Levetiracetam
- Memantina
- Micofelanato de sódio
- Teriflunomida
Confira a lista de medicamentos em falta, que são de responsabilidade das Secretarias Estaduais de Saúde (lista por maior número de relatos de irregularidades no fornecimento).
- Prednisona cp
- Hidroxicloroquina
- Ibuprofeno
- Azatioprina
- Ácido Fólico
- Mesalazina cp
- Mesalazina sup.
- Dexametasona
- Difosfato de cloroquina
- Naproxeno
- Sulfassalazina
- Alprazolam
- Betainterferona
- Bromazepam
- Carbamazepina
- Codeina
- Donepezila
- Dulofluxetina
- Escitalopram
- Fenetoina
- Gabapentina
- Lamotrigina
- Latanoprosta
- Leuprorrelina
- Levetiracetam
- Maleato de Timolol
- Memantina
- Mestinon
- Naratriptana
- Prampexol 1mg
- Pregabalina
- Prolopa
- Quetiapina
- Rispiridona
- Tafamidis meglumina
- Topiramato
- Verapamil
O Movimento Medicamento no Tempo Certo, segue aguardando respostas do Ministério da Saúde e das Secretarias Estaduais de Saúde. Confira o relatório completo da falta de medicamentos nos meses de janeiro e fevereiro de 2022:
MTC janeiro - fevereiro 2022Como fazer parte do Movimento Medicamento no Tempo
Pacientes que estão sem receber o medicamento da farmácia de alto custo, ou do plano de saúde, podem aderir ao MTC preenchendo o formulário disponível no link: https://pt.surveymonkey.com/r/faltademedicamentos2022. Após o preenchimento, a equipe de suporte aos pacientes entrará em contato, e com base nos dados reportados iniciamos a interlocução com o gestor público responsável pelo fornecimento.
Movimento Medicamento no Tempo Certo
Telefone (16) 3941-5110
Email: faltademedicamentos@gmail.com