Resultados preliminares divulgados mostram que a semaglutida, remédio usado para combater a obesidade, pode reduzir em até 20% os riscos de eventos cardiovasculares graves- tais como AVC e infarto – em pacientes com obesidade ou com sobrepeso com mais de 45 anos e doença cardiovascular já estabelecida. Os dados do estudo SELECT serão divulgados até o final deste ano.
“Estamos vivendo um momento histórico no tratamento da obesidade”, declara Dr. André Camara de Oliveira, endocrinologista da diretoria da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo – SBEM-SP.
A semaglutida é uma droga da classe dos analógos do GLP-1 que tem como efeito diminuir a fome, aumentar a saciedade e controlar a glicemia e deve ser usada sob prescrição e acompanhamento médico em associação com reeducação alimentar, atividade física, sono adequado e controle de stress/ansiedade/depressão.
Esta medicação está indicada para pacientes com dificuldade de perder peso com reeducação alimentar e atividade física que tenham obesidade (IMC> ou = 30) e/ou sobrepeso com IMC>27 com uma comorbidade associada à obesidade e que não tenha contraindicações à mesma. Outra indicação da semaglutida é tratamento de diabetes mellitus tipo 2.
As fontes da SBEM-SP estão à disposição para comentar sobre este estudo e o que seus resultados significam para o tratamento da obesidade.
Fonte: Assessoria de Imprensa