A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovou duas novas indicações de Cosentyx (secuquinumabe), medicamento da Novartis, para o tratamento de pacientes com espondilite anquilosante (EA) e artrite psoriática (AP). EA e AP são doenças reumatológicas inflamatórias crônicas, que afetam a coluna vertebral e outras articulações, debilitando a vida do paciente e causando muitas dores. Se não tratada de forma efetiva, ambas podem evoluir para perda irreversível dos movimentos causados pelos anos de inflamação.
No Brasil, estima-se que cerca de dois milhões de brasileiros sofram com a EA, enquanto mais de 900 mil pacientes têm artrite psoríasica. Se não forem tratadas de forma eficaz, estas doenças podem levar a danos irreversíveis na coluna vertebral e em outras articulações, causando dor e invalidez ao longo da vida, tendo um impacto negativo mesmo nas tarefas simples do dia a dia. Atualmente, 20 a 40% dos pacientes com EA tratados com terapia anti-TNFα (anti-Fator de Necrose Tumoral) não apresentam resposta satisfatória a este tratamento.
Cosentyx (secuquinumabe) é primeiro medicamentobiológico totalmente humano aprovado no Brasil que inibe a proteína IL-17A, que tem papel chave no processo inflamatório dessas doenças. Em dezembro de 2015, o medicamento já havia sido aprovado para o tratamento de pacientes com psoríase de moderada a grave.
Resultados em espondilite anquilosante
De acordo com os resultados do estudo MEASURE, em dois anos de uso de secuquinumabe, 80% dos pacientes com EA não apresentaram progressão radiográfica na coluna vertebral em avaliação feitas por radiografia simples de coluna (raio-x). Além disso, Cosentyx mostrou resposta sustentada nos sinais e sintomas, função física e qualidade de vida em pacientes com EA.
Estes resultados são importantes já que cerca de 70% dos pacientes que tem espondilite anquilosante (EA) evoluem para um quadro de fusão de vértebra e 40% destes terão fusão completa da coluna, o que reduz significativamente a mobilidade destes pacientes. Quanto pior o grau da anquilose, mais difícil fica realizar movimentos simples do dia a dia, como dobrar o corpo para frente ou virar o pescoço. Os homens têm três vezes mais chances de desenvolver a EA e de forma mais grave, especialmente entre os 15 e 40 anos, afetando diretamente a qualidade de vida em idade produtiva.
Para saber mais sobre a doença, acesse: http://dornascostas.novartis.com.br/
Resultados em Artrite Psoriásica
A artrite psoriásica(AP) é uma doença crônica, inflamatória, que afeta tanto as articulações quanto a pele. É a junção de duas manifestações clínicas: a artrite(dor e inflamação nas articulações) e a psoríase (lesões descamativas na pele). Cerca de 30% dos pacientes com psoríase desenvolvem artrite psoriásicae estima-se que uma em cada quatro pessoas com psoríase possam ter a doença não diagnosticada.
Os estudos demonstram que em dois anos de uso do secuquinumabe não houve progressão radiográfica em 84% dos pacientes com AP, mantendo melhorias nas articulações e da pele, função física e qualidade de vida. Os sintomas da AP incluem dor e rigidez nas articulações, psoríase na pele e nas unhas, dedos inchados, inchaço doloroso persistente dos tendões e danos irreversíveis nas articulações. Cerca de 40% das pessoas podem sofrer de destruição articular e deformidade física permanente. Entre 40-50% dos pacientes com artrite psoriásica estão insatisfeitos com o tratamento.
Para saber mais sobre a doença, acesse: portal.novartis.com.br/
Sobre programas de ensaios clínicos para Cosentyx
Os estudos pivotais de fase III do programa de ensaios clínicos de Cosentyx, que forneceram os dados para esse material, foram os estudos MEASURE 1 e MEASURE 2 envolvendo 590 pacientes para Espondilite Anquilosante e FUTURE 1 e FUTURE 2 incluindo 1.003 pacientes para Artrite Psoriásica. Os dados desses estudos foram publicados no New England Journal of Medicine e no The Lancet. Os estudos são multicêntricos, randomizados, controlados com placebo e tiveram como objetivo avaliar a eficácia e segurança do medicamento. O acompanhamento dos pacientes ainda está em andamento e a Novartis continua investigando o papel potencial de Cosentyx na prevenção da progressão de danos estruturais radiográficos da coluna vertebral e articulações em pacientes com EA e AP respectivamente, por meio de raio-x.
Sobre Cosentyx e a Interleucina-17A (IL-17A)
Cosentyx é um anticorpo monoclonal totalmente humano que neutraliza seletivamente circulantes de IL-17A. Os estudos sugerem que a IL-17A desempenha um papel importante na condução da resposta imune do corpo no tratamento da psoríase, artrite psoriásica e espondilite anquilosante.
Cosentyx é o primeiro inibidor de IL-17A com resultados positivos em estudos de Fase III para EA, AP e Pso, e já está aprovado na Europa e EUA para estas doenças. Além disso, mais de 50 países também aprovaram Cosentyx para o tratamento da psoríase em placas moderada a grave, incluindo União Europeia, Japão, Suíça, Austrália, EUA e Canadá. Na Europa, é o único medicamento imunobiológico de primeira linha aprovado para o tratamento sistémico da psoríase em placas moderada a grave em doentes adultos. Nos EUA, Cosentyx também está aprovado como um tratamento para a psoríase em placas moderada a grave em doentes adultos que são candidatos à terapia sistêmica ou fototerapia (fototerapia).