Nossa Esperança de Dias Melhores
O que é Medicamento Biológico
- Os medicamentos conhecidos como agentes biológicos, ou simplesmente biológicos, são moléculas de natureza protéica produzidas com o auxílio da engenharia genética, através de técnicas como a do DNA recombinante e o uso de hibridomas, que são linhagens celulares desenvolvidas para produzir um anticorpo desejado em grande quantidade.
- São moléculas altamente complexas, quase sempre proteínas de alto peso molecular, resultantes de processos igualmente complexos que envolvem desde a seleção da molécula viva inicial (clonagem, microorganismos geneticamente modificados) até todo o processo de produção.
- Esse processo de produção difere substancialmente do empregado na produção química convencional.
- São produzidos para o tratamento de doenças crônicas como as hepatites B e C, a artrite reumatóide e vários tipos de câncer.
Medicamentos Biológicos são divididos em 3 grupos fundamentais;
- Proteínas que são muito semelhantes as produzidas pelo nosso organismo como o hormônio de crescimento ou eritropoietina
- Anticorpos monoclonais que são anticorpos semelhantes àqueles produzidos no corpo. Estes anticorpos são adaptados para reagir especificamente sobre “alvos” selecionados.
- Proteínas de fusão são baseadas em receptores naturais do corpo como por exemplo, o receptor do fator de crescimento epidérmico (EGFR) usado no tratamento de várias formas de câncer.
São Exemplos de Medicamentos Biológicos;
- Vacinas
- Soros
- Hemoderivados
- Insulinas
- Medicamentos biológicos
- Anticorpos Monoclonais
- Anti-TNFs
- Na artrite reumatoide, são utilizados medicamentos biológicos do tipo Anticorpos Monoclonais e Anti-TNFs
Medicamento Biológico – Anticorpos Monoclonais
Surgem a partir de um único linfócito B (sistema imunológico), que é clonado e imortalizado, produzindo sempre os mesmos anticorpos, em resposta um agente patogênico.Estes anticorpos apresentam-se iguais entre si em estrutura, especificidade e afinidade, ligando-se por isso ao mesmo epítopo (área da molécula do antígeno que se liga aos receptores celulares e aos anticorpos) no antígeno (partícula ou molécula capaz de iniciar uma resposta imune).
Medicamento Biológico – Anti-TNFs
O Fator de Necrose Tumoral (TNF) é uma citocina envolvida nas reações de fase aguda nos processos de inflamações sistêmicas. Seu principal papel está relacionado à regulação e equilíbrio da ação das células imunes.O desequilíbrio na produção e no número de TNF disponíveis no organismo ocasiona uma série de complicações, influenciando na ocorrência de doenças como: artrite reumatóide, artrite psoriática, espondilite anquilosante, doença de Crohn, Doença de Behçet, amilidose, sacroidose; escleroderma, poliomiosite, doença de Still do adulto , lúpus; nefrite e artrite lúpica
- Os anti-TNFs são medicamentos que impedem a circulação do Fator de Necrose Tumoral, ou seja, do TNF que é quem promove a resposta inflamatória e a clínica associada com doenças auto-imunes.
Como se desenvolve um Medicamento Biológico
- Modificar geneticamente uma célula ou microorganismo
- Cultivo de réplicas
- Colheita da proteína
- Purificação
- Obtenção do componente ativo
Medicamentos Biológicos comuns no Tratamento de Doenças Reumáticas
No tratamento da Artrite Reumatoide, existem dois tipos de medicamentos biológicos, os biológicos Anticorpos Monoclonais e Anti-TNFs.
- Etanercepte (Enbrel®) Anti-TNF
- Adalimumabe (Humira®) Anti-TNF
- Infliximabe (Remicade®) Anti-TNF
- Rituximabe (Mabthera®) Anticorpo Monoclonal Anti CD-20
- Tocilizumabe (Actemra®) Anticorpo Monoclonal Anti – IL6-R
- Abatacepte (Orência) Anticorpo Monoclonal
- Golimumabe (SimponiI®) Anticorpo Monoclonal
- Certolizumab pegol (Cimzia®) Anti-TNF
- Belimumabe (Benlysta®) Anticorpo Monoclonal (em estudo clínico no Brasil para tratamento do LES – Lúpus Eritematoso Sistêmico)
Exames solicitados pré-medicamento biológico
- PPD (teste tuberculínico)
- Radiografia de Tórax
- Hemograma
- Urina I
- Provas de Função Hepática
- Provas de Função Renal
Principais Efeitos Colaterais
- Imunossupressão
- (risco aumentado para infecções)
- Intolerância Gástrica (náuseas, vômitos, gastralgia (dor no estômago), diarreia)
- Calafrios
- Febre
- Dores musculares
- Fraqueza e/ou Fadiga
- Perda de apetite, náuseas, vômitos e diarréia
- Alopecia
- Erupção cutânea
Os efeitos colaterais diferem de pessoa para pessoa, cada organismo terá uma forma de reação ao medicamento biológico, os efeitos colaterais podem ser maiores nas primeiras doses e com o passar do tempo o organismo vai se adaptando de uma forma que os efeitos colaterais se tornam discretos.
Efeitos Colaterais Importantes e não tão comuns
- Hepatotoxidade (comprometimento e sintomas de alteração da função, ex: hepatite medicamentosa)
- Nefrotoxidade (comprometimento e sintomas de alteração da função dos rins)
- Neurotoxidade (comprometimento e sintomas de alteração do Sistema Nervoso Central)
Muito comum, as pessoas se assustarem ao ler os efeitos colaterais de um medicamento biológico, porém, alguém já leu a bula da dipirona? e paracetamol?, saiba que o paracetamol é muito utilizado pela pessoa que tem dor crônica, porém, ninguém divulga que o uso indiscriminado de paracetamol pode levar a séria Hepatite Medicamentosa, por isso, se o seu médico prescreveu medicamento biológico, confie, ele estudou e sabe o que está prescrevendo.
Farmacovigilância
Além dos efeitos colaterais previstos, podem ocorrer efeitos colaterais raros e imprevisíveis, momento em que através de formulário próprio da ANVISA os dados são registrado e encaminhados para a farmacovigilância. Todo efeito colateral fora dos padrões esperados deve ser encaminhado a notificação para a ANVISA que é o órgão regulatório de registro e liberação para uso de medicamentos no Brasil
Leia também aqui no Blog AR, Depoimentos de Usuários de Medicamentos Biológicos
Fontes:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Ministério da Saúde – Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas – Artrite Reumatoide
Arthritis Research UK
Portal Reumatoguia – Tratamento
Artigo publicado em Outubro/2007 e Atualizado em Outubro/2011