Um outro exemplo do que foi alterado é a permissão para técnicos de enfermagem e auxiliares realizarem procedimentos de saúde determinados.
Ao todo, houve 71 modificações que já passam a valer na rotina dos hospitais do SUS. Entram neste hall o cateterismo, lavagem gástrica, aferição de pressão e avaliação multidimensional de paciente idoso.
Excluídos
Entre as mudanças, houve sete procedimentos que foram totalmente retirados da lista do SUS, de acordo com a portaria. As mudanças afetam práticas de curativo, administração de medicamentos, consulta de acompanhamento, atendimento para dispositivo intra-uterino (DIU), e outros.
Veja a lista procedimentos que ficam excluídos na tabela de procedimentos do SUS:
- Administração de medicamentos em atenção básica (por paciente)
- Curativo grau 1 com ou sem debridamento (por paciente)
- Consulta para acompanhamento de crescimento e desenvolvimento (puericultura)
- Atendimento clínico para indicação, fornecimento e inserção do dispositivo intra-uterino (DIU)
- Radiografia peri-apical interproximal (bite-wing)
- Restauração de dente decíduo
- Restauração de dente permanente posterior
O ministério também incluiu alguns procedimentos, como teleconsulta na atenção primária, administração de medicamentos por vias endovenosas, oral e intramuscular, uso de penicilina contra sífilis, aferição de pressão, curativo especial, entre outros. Veja lista completa clicando aqui.
O SUS é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.
A rede que compõe o SUS abrange tanto ações como os serviços de saúde. Engloba a atenção primária, média e alta complexidades, os serviços urgência e emergência, a atenção hospitalar, as ações e serviços das vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental e assistência farmacêutica.