o dia 02 de março, a AstraZeneca realiza o evento de lançamento oficial da campanha Lúpus: A Marca da Coragem para trazer informação e conscientização sobre essa doença autoimune, cujo diagnóstico no Brasil ainda leva, em média, de três a seis anos2. Na ocasião, especialistas e pacientes vão debater o novo cenário da doença no país, onde cerca de 300 mil brasileiros são afetados, especialmente mulheres (90%)1. Também teremos a première de um projeto inovador: a minissérie documental Sentindo na Pele, produzida em parceria com o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo para contar a trajetória e desafios de quem convive com o lúpus.
E, é assim, por meio de um painel com dados sobre o impacto da doença no Brasil e dessa intersecção de histórias documentadas em Sentindo na Pele, que a campanha Lúpus: A Marca da Coragem será lançada, mostrando as dificuldades e superações de diferentes pacientes. “A doença me deu um baile, mas eu aprendi a dançar conforme a música. Vou levando no meu ritmo, sem perder o jogo de cintura”, conta uma das pacientes retratadas na série, Maria do Socorro Moraes, de 60 anos, que convive com o lúpus há duas décadas.
“Essa iniciativa busca ampliar o conhecimento sobre a doença, para que mais diagnósticos possam ser realizados precocemente. Isso favorece o tratamento e traz muitos benefícios ao paciente. Além disso, a campanha aborda o lúpus de maneira humanizada, conscientizando acerca de estigmas e desafios, pois acreditamos que o cuidado com o paciente deva ir além da doença”, afirma a Dra. Marina Belhaus, diretora médica da AstraZeneca Brasil.
LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO (LES)
É uma doença inflamatória autoimune, que acomete entre 150 mil e 300 mil adultos no Brasil1, e chega a cinco milhões em todo o mundo. Cerca de 90% dos pacientes são mulheres, que manifestam o LES inicialmente entre os 20 e 45 anos3. Sem cura, o lúpus costuma evoluir lenta e gradualmente, o que dificulta o diagnóstico. Os principais sinais e sintomas são fadiga, dor, inchaço ou vermelhidão nas articulações (artrite), febre e erupções na pele3.
Em 10 anos, a mortalidade do lúpus por complicações renais pode chegar a 20% dos pacientes1. Mais da metade de todos os óbitos associados à doença é resultado de infecções. Entidades internacionais estimam que 55% dos pacientes não conseguem trabalhar período integral e 65% apontam as dores crônicas como sintoma mais difícil de lidar4.
Embora seja uma doença crônica, ainda sem cura, é possível controlar os sintomas e realizar a maioria das atividades cotidianas. “O diagnóstico no momento oportuno representa um grande desafio. Muitos pacientes ainda enfrentam uma jornada longa, passando por diversos médicos, até receberem uma avaliação precisa do reumatologista”, afirma o Dr. Edgard Reis, Professor Adjunto da Disciplina de Reumatologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM / Unifesp) e Coordenador da Comissão de Lúpus da Sociedade Brasileira de Reumatologia.
A jornada ao diagnóstico pode levar de três a seis anos2, ou até mais. Não existe atualmente um exame que comprove a doença com 100% de eficácia. Por isso, a identificação da doença é uma soma entre o histórico do paciente, a análise clínica dos sintomas e exames laboratoriais3.
LANÇAMENTO “LÚPUS: A MARCA DA CORAGEM” E MINISSÉRIE “SENTINDO NA PELE”
Mediado pela atriz e jornalista Juliana Franceschi (Terceiro Tempo/Leitura Dinâmica, entre outros), que também convive com o lúpus, o evento de lançamento da campanha será realizado no Cinépolis do Shopping JK, em São Paulo, às 10h do próximo dia 02 de março, em evento para jornalistas e influenciadores.
Na ocasião, está previsto o painel Impacto do Lúpus no Brasil, em formato talk show, composto pela Dra. Nafice Costa Araújo, presidente da Sociedade Paulista de Reumatologia; pelo Dr. Edgard Reis, coordenador da Comissão de LES da Sociedade Brasileira de Reumatologia; representantes da AstraZeneca e de associações de pacientes; assim como das protagonistas de Sentindo na Pele.
Em 2022, a AstraZeneca Brasil e o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo selecionaram o diretor da minissérie a partir de um edital aberto para os estudantes da instituição. A ideia era dar visibilidade a um tema importante para toda a sociedade e, ao mesmo tempo, fomentar o audiovisual nacional e incentivar jovens cineastas.
AGENDA DO EVENTO
O que: Lançamento da campanha “Lúpus, a marca da coragem”
Quando: 02 de março, às 9h30
Onde: Cinépolis JK
Local: Shopping JK Iguatemi – Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041 – Vila Olímpia, São Paulo
Agenda: Painel “Impacto do Lúpus no Brasil” + première da série documental inédita “Sentindo na pele”
Confirmação de presença até 01 de março para:
bruno@tinocomunicacao.com.br, karina@tinocomunicacaocom.br
SOBRE A ASTRAZENECA
A AstraZeneca é uma empresa biofarmacêutica global com foco na descoberta, desenvolvimento e comercialização de medicamentos prescritos, principalmente para o tratamento de doenças nas seguintes áreas terapêuticas: Oncologia; Cardiovascular, Renal e Metabólica; Vacinas e Imunologia. Com sede em Cambridge, Reino Unido, a AstraZeneca opera em mais de 100 países e seus medicamentos inovadores são usados por milhões de pacientes em todo o mundo. Visite a página da AstraZeneca e siga a empresa no Instagram @astrazenecabr.
Fonte: Assessoria de Imprensa