O Lúpus será tema de um evento que vai falar sobre o diagnóstico e tratamentos da doença em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.
O encontro será na próxima sexta-feira (10), Dia Internacional da Conscientização do Lúpus, de 9h às 11h, no auditório Doutor Honor Sobral, no Hospital Escola Álvaro Alvim. A unidade é parceira do Programa de Colagenoses, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que atende a pacientes de cidades vizinhas, como São João da Barra, São Francisco, São Fidélis e Conceição de Macabu.
Dr. Luís Clóvis Bittencourt, coordenador do Programa em Campos, explica que a doença é complexa e, por isso, eventos desse tipo são importantes para esclarecer dúvidas.
“É importante levar informações aos nossos pacientes e a toda população sobre o Lúpus eritematoso sistêmico, uma doença complexa, de difícil diagnóstico e que possui tratamento. Esperamos contribuir para que não apenas com os pacientes, mas também com as pessoas que lidam diariamente com esse doente”, explica o médico.
Sintomas do Lúpus
Considerada uma doença inflamatória crônica, o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) ainda não tem causa conhecida mas pode provocar sintomas em diversos órgãos de forma lenta e progressiva (em meses) ou mais rapidamente (em semanas). O que se sabe é que o surgimento da doença pode estar relacionado a fatores genéticos, hormonais e ambientais.
A Secretaria Municipal de Saúde explica que existem dois tipos principais da doença.
“O lúpus cutâneo, que se manifesta apenas com manchas na pele (geralmente avermelhadas ou eritematosas), e o sistêmico, no qual um ou mais órgãos internos podem ser acometidos. Podem acontecer manifestações, gerais como cansaço, febre, emagrecimento e perda de apetite, além de outras mais específicas devido à inflamação na pele, articulações, rins, nervos, cérebro e membranas que recobrem o pulmão (pleura) e coração (pericárdio)”, explica o município.
Fonte: G1 Globo