Não é de hoje o impasse das insulinas em Joinville. Agora no início do ano, pacientes diabéticos estão tendo dificuldades para ter acesso a insulina glulisina (Apidra), de ação rápida, única atualmente fornecida pelo SUS. Segundo informações, o lote de insulinas foi descartado porque faltou energia na Farmácia Escola.
O lote teria ficado três horas sem refrigeração e a recomendação da fabricante teria sido o descarte. O fornecimento deverá ser normalizado dentro de uma semana. Enquanto isso, os pacientes estão sem o medicamento.
Como pode trazer prejuízo a pacientes que não tem condições de comprar, o vereador Cassiano Ucker (CIDADANIA) fez um pedido de informação para saber porque o problema aconteceu.
“Os pacientes não podem ficar sem insulina, e se um lote foi descartado, isso é dinheiro público desperdiçado”, O vereador que também é médico no questionamento quer saber também se não há gerador para uma emergência e evitar problemas assim no futuro.
Além desse caso pontual, os últimos anos são de luta aos pacientes que tinham o direito na justiça, mas estão sem a insulina análoga. Uma discussão que envolve hoje União que deve repassar esse tipo de medicamento.
A Prefeitura de Joinville emitiu uma nota esclarecendo: