cirurgia bariátrica é um dos métodos mais eficazes para o tratamento de obesidade mórbida. Contudo, como o objetivo é a perda de cerca de 40% do peso inicial, o procedimento acarreta flacidez de pele e alguns pacientes optam pela cirurgia plástica.
Além desse desconforto, muitas vezes a cirurgia plástica é uma indicação clínica e, obviamente, o paciente deve estar com as condições de saúde necessárias para a realização do procedimento.
“Geralmente, esses pacientes, tanto homens quanto mulheres, procuram a reparação da flacidez abdominal, da flacidez mamária e da flacidez dos braços e coxas”, explica a Dra. Tatiana Moura, Cirurgiã Plástica do Hospital Albert Sabin (HAS).
A cirurgia plástica pós-bariátrica deve ser realizada somente após o paciente atingir a meta de emagrecimento e com a liberação do cirurgião bariátrico, além da constatação da normalidade nos exames clínicos que antecedem toda cirurgia.
Normalmente, a indicação para o procedimento é em torno dos seis meses a um ano após a cirurgia bariátrica, tempo esse em que a pessoa já está com o peso estável e os vasos sanguíneos diminuem o calibre, colaborando com menor sangramento durante a cirurgia e, consequentemente, a recuperação será mais célere. “O procedimento, como todos os outros invasivos, deixa cicatrizes, porém, o cirurgião “esconde” ao máximo esses sinais, deixando-os em locais menos visíveis no corpo e utilizando suturas que objetivam deixar as marcas mais finas”, diz a Dra. Tatiana.
Quanto à qualidade das cicatrizes, depende de três fatores preponderantes:
- Genética do paciente;
- Técnica cirúrgica;
- Cuidados pós-operatórios.
Esse último ponto é de extrema importância, onde o paciente deverá adotar uma série de cuidados como repouso, utilização das pomadas medicamentosas indicadas pelo cirurgião, uso da cinta cirúrgica, não tomar sol, entre outros.
“O paciente interessado em realizar a cirurgia plástica pós-bariátrica deve conversar com o médico que realizou o procedimento emagrecedor e, estando apto, agendar uma consulta com um cirurgião plástico para dirimir suas dúvidas e se inteirar com o procedimento”, finaliza a médica do HAS.
Hospital se torna referência na zona oeste de São Paulo.
Com 50 anos de experiência, Hospital Albert Sabin passa por revitalização completa e se posiciona como principal polo de saúde da Lapa e região.
Com a missão de promover a saúde, buscando a excelência dos processos assistenciais, melhoria contínua e eficiência operacional, a história do Hospital Albert Sabin de SP (HAS), que completou 50 anos em 2020, remonta aos anos 1970 com a aquisição da Lapa Assistência Médica. Nos anos seguintes, deu-se a construção do prédio que ainda hoje abriga o hospital.
Já a partir dos anos 2000, seus sócios iniciaram o processo de revitalização e modernização do hospital, através de reformas e da aquisição de novos equipamentos com tecnologia de ponta, culminando em 2016 com a ampliação e nova reforma, dobrando o número de leitos.
Humanização, cuidado, atenção e respeito são os valores que orientam todas as atividades da equipe e do centro médico como um todo, colocando à disposição dos pacientes equipamentos de última geração, que garantem mais segurança e altos índices de sucesso em cirurgias e tratamentos.
Os serviços oferecidos à população, sempre com alto grau de qualidade, são os mais completos e diversos, como:
- Pronto atendimento 24 horas – Preparados para atender emergências e urgências com rapidez e eficiência, o Hospital Albert Sabin tem uma equipe multiprofissional de alto nível e conta com diversas especialidades, como Cardiologia, Clínica Geral, Ortopedia e Cirurgia Geral.
- Internações de urgência e eletivas – Para procedimentos clínicos e cirúrgicos, oferece um atendimento humanizado com total tranquilidade, contando com apartamentos confortáveis e com completo serviço de hotelaria, UTI adulto, com profissionais preparados para atender aos pacientes em todos os procedimentos intensivos com total segurança e agilidade, e uma equipe de enfermagem treinada nos mais altos padrões de excelência. Dispõe também de enfermaria, com todo o conforto dos apartamentos, contudo, com dois leitos por instalação.
- Cirurgias – Centro Cirúrgico com instalações de alta qualidade e o mais bem equipado da região, oferecendo atendimento com total segurança e cuidado nas mais diversas especialidades, como Cardiológica, Oncológica, Cirurgia Bariátrica, Ortopédica, Torácica, Otorrinolaringológica, Neurológica, Urológica, Ginecológica, Vascular, Plástica e Geral. Também, o Arco Cirúrgico proporciona maior precisão para realização de procedimentos, principalmente para as Cirurgias Ortopédicas, Neurocirurgias e Cirurgias Vasculares.
- UCO (Unidade Coronariana) – Especializada no tratamento de pacientes adultos com problemas cardíacos que correm alto risco e necessitam de cuidados intensivos com monitoramento 24h. Equipe sempre preparada para prestar a assistência especializada necessária a todos os pacientes durante procedimentos cardíacos ou nos seguintes eventos: Dor Torácica, Síndromes Coronarianas Agudas, Insuficiência Cardíaca Descompensada, Arritmia Instável, Síndrome Aórtica Aguda e Síndrome Pós-Parada Cardiorrespiratória.
- Especialidades – Com o intuito de atender as mais variadas necessidades de seus pacientes, o HAS conta com equipes em, praticamente, todas as áreas, como Arritmologia, Bucomaxilo, Cardiologia, Cirurgia Cardíaca, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Clínica Geral, Dermatologia, Endocrinologia, Fisioterapia, Gastroenterologia, Ginecologia, Hematologia, Infectologia ,Neurocirurgia, Neurologia, Nutrologia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Proctologia, Psiquiatria, Urologia e Vascular..
Pensando sempre na comodidade de seus pacientes e tentando atender o maior número de pessoas que procuram o hospital, o HAS atende e trabalha com diversos convênios e planos de saúde.
O Hospital Albert Sabin também realiza exames laboratoriais, de imagens e cardiológicos, serviços de diagnose e terapia com o que há de mais moderno em termos de equipamentos e com qualidade profissional incomparável. Dentre esses serviços encontram-se a Anatomia Patológica, Broncoscopia, Colonoscopia, Doppler Transcraniano, Ecocardiograma, Ecodoppler, Eletrocardiograma, Endoscopia Digestiva Alta, Hemodinâmica, Prova de Função Pulmonar, Quimioterapia, Radiologia em Geral, Tomografia Computadorizada/Angiotomografia, Ultrassonografia e Ressonância Magnética/Angioressonância.
Impossível não se surpreender com a estrutura e a qualidade do Hospital Albert Sabin, adquiridos em 50 anos de trabalho árduo e abnegação pessoal de seus mantenedores e funcionários, visando sempre o bem-estar de seus pacientes, colaboradores e da população em geral que o procura. É realmente um centro médico completo e de excelência em todas as áreas que se propôs a atuar.
O hospital e seus profissionais atuam com protocolos de segurança e certificações internacionais para garantir processos seguros aos seus pacientes, acompanhantes e equipes. Vale ressaltar os esforços realizados pelo hospital na adoção de medidas de segurança, diante da pandemia de COVID-19, ao adotar entradas e instalações separadas para pacientes eletivos e a separação, no pronto socorro, de pessoas com suspeita de infecção pelo novo coronavírus já na triagem.
HAS: A sua vida tem o nosso cuidado!
Fonte: Assessoria de Imprensa