Uma mulher de 62 anos morreu após extrair dois dentes para colocação de prótese dentária em um posto de saúde de Jaraguá do Sul, no Norte catarinense, na tarde de segunda-feira (5). A Secretaria de Saúde do município disse que irá investigar o caso e informou que a morte “aparentemente não tem relação com os procedimentos realizados”.
Maria Madalena Roling foi atendida na Unidade Básica de Saúde (UBS) Adilson Bassani, no bairro Vila Nova, às 13h30. Dois dentes foram extraídos. Por volta das 14h, quando acabou o procedimento odontológico agendado, ela foi ao banheiro.
Os profissionais da unidade de saúde estranharam a demora. Ao tentar chamar Maria, ela não respondeu. Por isso, abriram a porta do banheiro com uma chave reserva e encontraram a idosa caída no chão.
Segundo a secretaria, a paciente estava fazendo a retirada dos dentes para colocação de prótese e passava por acompanhamento na unidade há quatro anos. Ela era tabagista, sofria de doenças reumáticas e fazia tratamentos de saúde.
Tentativa de reanimação
Os primeiros socorros foram realizados pela equipe médica da unidade básica de saúde e uma equipe do Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu) também esteve no local na tentativa de reanimá-la, mas a idosa não resistiu.
Ainda conforme a secretaria, um médico acionado pela família emitiu a declaração de óbito. A funerária responsável pelos atos fúnebres de Maria não informou a causa da morte.
A família informou à NSC TV que diz acreditar em fatalidade e que não irá registrar um Boletim de Ocorrência sobre o caso.
Em nota, a Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul lamentou a morte da paciente e se solidarizou com a família dela e com a equipe da unidade de saúde.
Maria Madalena Roling morava no bairro Vila Nova. O corpo dela está sendo velado na capela mortuária do bairro Vila Lenzi e o sepultamento será realizado às 17h, no cemitério municipal do Centro.