Espondilite anquilosante causa inflamação e pode levar à perda dos movimentos, se não tratada. Ação acontece nesta terça-feira (7), na Praça XV de Novembro, e é gratuita.
Um grupo de voluntários orienta a população sobre a doença reumatológica espondilite anquilosante, nesta terça-feira (7), na Praça XV de Novembro, em Ribeirão Preto (SP). No dia mundial de conscientização, uma cama feita de pedra e espinhos ficará exposta para ajudar as pessoas a compreender as dores enfrentadas pelos pacientes.
A espondilite anquilosante é uma doença que afeta a coluna vertebral e outras articulações. O sintoma mais comum é a dor, que acaba debilitando a vida do paciente. Caso a doença não seja tratada, o quadro pode evoluir para a perda dos movimentos da coluna.
Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a estimativa é que uma em cada 100 pessoas sofra com a doença que é mais comum entre homens de até 40 anos.
Durante a ação em Ribeirão Preto, voluntários do Grupo de Apoio aos Pacientes Reumáticos (Grupar), que também são pacientes reumatológicos, vão tirar dúvidas sobre a doença. Um reumatologista especialista no diagnóstico e no tratamento também vai orientar a população com informações sobre a doença.
A ação é uma parceria da Novartis, da Sociedade Brasileira de Reumatologia e do Grupar.
Serviço
Data e horário: terça-feira (7), das 10 às 16h
Endereço: Praça XV de Novembro – Rua General Osório, Centro
Entrada: gratuita
Fonte: Globo G1