São Paulo, abril de 2022 – Para muitos o clima ameno do Outono é revigorante. Não para as mães! Isso porque, com a chegada desta estação, vêm também as doenças respiratórias que acometem, em especial, as crianças. Isso porque o clima, apesar de mais fresco, passa a ser seco, favorecendo o ressecamento das vias aéreas, deixando-as vulneráveis a inflamações e infecções respiratórias. Além disso, soma-se o fato de as pessoas ficarem em locais mais fechados ou pouco arejados para se protegerem da brisa fria, favorecendo a proliferação dos vírus.
As principais doenças virais que acometem as crianças no Outono são gripes, resfriados e bronquiolite, que é uma infecção nos bronquíolos, as ramificações que levam oxigênio aos pulmões.
Com o retorno das aulas, explica a pediatra Cássia Amaral, docente do curso de Medicina da Universidade Anhembi Morumbi, há o aumento do contato entre as crianças e entre adultos, o que aumenta o risco de transmissão dessas doenças. “Além disso, o fato de as crianças terem ficado isoladas por quase dois anos por conta da pandemia da COVID-19, fez com que elas ficassem mais suscetíveis a doenças infectocontagiosas, já que no ambiente familiar ficaram menos expostas a estes agentes”, completa.
A melhor estratégia para proteger as crianças em relação a estes casos é manter a vacinação sempre em dia, além de boa alimentação, com variedade de vitaminas e minerais. “Vale lembrar que as vacinas para gripe do tipo Influenza já estão disponíveis na rede particular e que, em breve, será disponibilizada para crianças de seis meses a menores de 5 anos completos no SUS”, ressalta.
Na escola, o ideal é que as salas de aula sejam bem ventiladas e que crianças com quadros virais não frequentem as aulas. Este é um trabalho em comum entre a escola e a comunidade.
COVID-19
A médica ressalta ainda que é muito importante que as crianças a partir de 5 anos tomem a vacina contra a COVID-19 e sigam corretamente o calendário de reforço. “Estamos em uma fase mais tranquila, mas a pandemia ainda não acabou e aqueles que podem se vacinar devem fazê-lo o quanto antes para que as crianças que ainda não podem se imunizar, sejam protegidas também”, conclui.
Sobre a Universidade Anhembi Morumbi
A Universidade Anhembi Morumbi oferece programas de graduação, graduação tecnológica e pós-graduação lato sensu e stricto sensu, distribuídos nas áreas de Ciências da Saúde; Turismo e Hospitalidade; Negócios; Direito; Artes, Arquitetura, Design e Moda; Comunicação; Engenharia e Tecnologia e Educação. Seus oito campi estão localizados nas regiões da Avenida Paulista, Vila Olímpia, Mooca, Morumbi, Vale do Anhangabaú, São José dos Campos e Piracicaba. Possui laboratórios de última geração e diferenciais como a internacionalidade, já tendo enviado, desde 2006, milhares de alunos do Brasil para realização de cursos no exterior, além de receber centenas de estudantes estrangeiros em seus campi, que se tornaram locais multiculturais para o aprendizado.
Saiba mais sobre a Anhembi Morumbi
Sobre a Ânima Educação
Com o propósito de ‘Transformar o Brasil pela Educação’, a Ânima Educação é o maior ecossistema de educação de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com cerca de 350 mil pessoas, composta por mais de 330 mil estudantes e 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior. Está presente em 12 estados, nas regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste, e em quase 550 polos de ensino digital por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão oito marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.
Em 2021, a Ânima foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Em 2020, foi reconhecida como uma das cinco Empresas mais Inovadoras do País, na categoria Serviço, de acordo com o Anuário de Inovação do Valor Econômico; e conquistou, em 2019, o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Bianca Marchetti