A última quarta-feira (12/5), foi comemorado o Dia Nacional de Conscientização à Fibromialgia. A doença reumática que causa dor crônica por todo o corpo afeta aproximadamente 5% da população. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
A causa da fibromialgia ainda não é bem definida. Uma das hipótese é de que os pacientes apresentem uma alteração da percepção da sensação de dor. Alguns desenvolvem a doença após um gatilho, como uma dor localizada mal tratada, um trauma físico ou uma doença grave. O problema também está relacionado ao estresse crônico.
Segundo o médico José Eduardo Martinez, da Comissão de Fibromialgia da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), estudos indicam que as mulheres têm provavelmente uma pré-disposição genética à percepção maior de dor. Por este motivo, elas seriam as mais afetadas, representando de 70 a 90% dos pacientes.
A condição atinge principalmente as pessoas com idade entre 30 e 55 anos, mas também pode se desencadear em crianças, jovens adultos e idosos.
Sintomas