Existe algum exame específico que dê indícios de uma AIJ ser local ou que tenha chance de acometer outras articulações, e até mesmo definir se ela é sistêmica?
Exame específico não existe. Os indícios se uma AIJ será oligoarticular (com até 4 articulações acometidas) ou, poliarticular (com alterações em 5 ou mais articulações), ou sistêmica, são as manifestações clínicas que vão aparecer durante a evolução da AIJ nos seis primeiros meses de doença. O fator reumatoide (FR) na AIJ não tem valor diagnóstico, mas serve para classificar a forma poliarticular com FR positivo que tende a ter uma evolução pior das alterações articulares. O FAN positivo somente indica mais chance de acometimento ocular.
O que os pacientes querem saber – Sociedade de Reumatologia de Brasília, dedica um espaço especial para esclarecer dúvidas dos pacientes em sua revista “Capital Reumato”, por duas edições o BlogAR colaborou com o envio das perguntas mais frequentes. Confira os esclarecimentos sobre reumatologia pediátrica, explicados pela Dra. Maria Custódia e Dra. Cristina Magalhães.
Baixe essa edição da Revista Capital Reumato gratuitamente no link: https://reumatodf.com.br/images/REVISTA_REUMATO_WEB2_1_compressed.pdf
Edições anteriores podem ser baixadas em: www.reumatodf.com.br
REVISTA_REUMATO_WEB2_1_compressed
Em nome dos pacientes e famílias brasileiras que convivem com doenças reumáticas, o BlogAR agradece à Sociedade de Reumatologia de Brasília, em especial a editora Dra Luciana Muniz e a presidente Dra Isadora Jochims.