Olhos vermelhos, visão embaçada e desconforto visual nem sempre estão diretamente relacionadas a problemas na visão e podem indicar que algo grave acontece com a sua saúde.
Os olhos podem ajudar na identificação de que há algo errado no organismo. Exames oftalmológicos conseguem revelar até 30 doenças, segundo médicos.
A oftalmologista Liliana Nóbrega explica que, na maioria das vezes, o paciente não chega a ter sintomas em outras partes do corpo. Quando os sintomas surgem, as doenças já estão mais avançadas.
“Os exames dos olhos conseguem detectar indícios de comportamentos anormais no organismo. Por exemplo, o mapeamento de retina e o exame de fundo de olho podem detectar doenças crônicas, vasculares, neurológicas, e, claro, também dos olhos”.
Isso ocorre porque várias doenças que afetam o nosso organismo se manifestam também pelos olhos. E, em muitos casos, os primeiros sintomas aparecem nesta região.
No exame de fundo de olho, são usadas lentes de aumento, onde o médico utiliza uma luz que permite enxergar a parte interna do órgão, sem medidas invasivas.
“Esse exame nos dá um panorama dos vasos sanguíneos, se eles estão contraídos, estreitos e com formas anormais, isso pode significar hipertensão”.
A oftalmologista alerta que as idas periódicas ao profissional para um exame nos olhos também podem prevenir o desenvolvimento de doenças.
“A diabetes, por exemplo, não é causada por distúrbios oculares, porém, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, seus portadores chegam a ter uma probabilidade 25 vezes maior de perder a capacidade de enxergar. Além disso, a diabetes aumenta o risco de catarata”, comenta a profissional.
A lista de doenças que podem ser reveladas através de exames oculares é ainda mais extensa, podendo ser descoberto até doenças infecciosas, como a Aids, que causa hemorragias oculares.
“Por isso, é recomendável que o check-up do olho seja colocado na lista de cuidados obrigatórios com a saúde rotineiramente. Também não há idade mínima. É necessário fazer exames oftalmológicos desde a maternidade”, ressalta Liliana Nóbrega.
Opiniões
“Um exame de rotina pode acompanhar ou até mesmo diagnosticar doenças sistêmicas” – César Barbieri, oftalmologista
“Os olhos são a janela do nosso organismo. Através deles é possível observar alterações” – André Machado, oftalmologista
Como algumas doenças são detectadas
– Diabetes: a alta concentração de glicose nos diabéticos pode afetar os vasos sanguíneos dos olhos, rompendo-os, provocando assim o vazamento de fluido na retina.
– Câncer de pele: os exames dos olhos podem revelar câncer de pele ao notar pequenas pintas no interior do globo ocular.
– Aneurisma cerebral: o exame pode diagnosticar alguns indícios de aneurisma cerebral, como o aumento da pressão dentro do cérebro, inchaço do nervo óptico e hemorragia na retina.
– Hipertensão: além de levar à obstrução dos vasos da retina, as complicações da hipertensão podem acarretar uma lesão vascular na retina, ocorrendo a perda de visão.
Fonte: Tribuna online.