Diarréia frequente, dor abdominal e sangramento retal são alguns dos sintomas comuns às duas doenças inflamatórias intestinais, Crohn e Retocolite Ulcerativa, duas doenças autoimunes de origem ainda desconhecida e que apresentaram aumento da incidência (número de casos) no Brasil nos últimos anos. De caráter crônico, essas doenças podem levar seus pacientes, em idade produtiva, a hospitalizações recorrentes e à incapacitação para o trabalho, impactando na qualidade de vida, social e psicológica, declara o médico gastroenterologista, Dr. Rogério Parra enfatizando a importância do 1º Encontro de Pacientes com Doenças Inflamatórias Intestinais que acontecerá neste sábado (7), na sede o Grupar na Vila Tibério.
O encontro começa às 9h e é organizado pelo Grupo de apoio às Doenças Inflamatórias Intestinais de Ribeirão Preto e pelo Grupo de apoio aos Pacientes Reumáticos de Ribeirão Preto. Para maiores informações, os interessados devem entrar em contato por meio do telefone (16) 3941-5110 ou pelo email gadiirp@gmail.com
Confira os temas das palestras :
09:00 – Abertura
09:15 – Desmistificando as doenças inflamatórias intestinais
– Dr. Marley Feitosa – Coloproctologista.
09:45 – Influência da atividade física na qualidade de vida em pacientes com DII
– Dr. Hugo Parra – Fisioterapeuta.
10:15 – Relação entre saúde bucal e saúde sistêmica/ saúde geral
– Dra. Laura Cacheta – Dentista.
11:15 – Apresentação dos próximos eventos e Maio Roxo 2020
11:30 – Encerramento
Doenças Inflamatórias Intestinais
As doenças inflamatórias intestinais, Crohn e Retocolite Ulcerativa, são sérias, têm caráter crônico e afetam homens e mulheres indistintamente. O diagnóstico acontece geralmente por volta dos 30 anos de idade. A origem das doenças não está totalmente definida. Sabe-se que pode haver predisposição genética e que o meio ambiente exerce papel importante em seu desencadeamento.
Retocolite Ulcerativa e Doença de Crohn
A retocolite ulcerativa caracteriza-se por inflamação e úlceras no revestimento do cólon ou intestino grosso. Em média, as pessoas são diagnosticadas por volta dos 30 a 35 anos de idade, apesar de a doença ocorrer em qualquer idade. Já a doença de Crohn envolve todo o intestino, sendo que em cerca de 30% dos pacientes, o intestino fino (íleo) é a região mais afetada e, em 40 por cento, a região ileocecal.
Em ambas, os sintomas são semelhantes: dor abdominal, podendo haver hemorragia retal, diarreia, urgência para evacuar e aumento na frequência e dos movimentos intestinais. Estes sintomas tendem a aparecer e desaparecer e podem afetar o nível nutricional do paciente, pois a inflamação consome alguns nutrientes. Estima-se que 25% dos pacientes podem ser submetidos a cirurgia em algum momento do curso da doença.
Serviço
1º Encontro de Pacientes com Doenças Inflamatórias Intestinais
Data: 07 de Dezembro de 2019
Horário: 9h
Local: Rua: Castro Alves, 477, Vila Tibério, Ribeirão Preto, SP
Inscrições: (16) 3941-5110
E:mail: gadiirp@gmail.com