Cuidados com o tratamento:
Como parte do tratamento da espondilite anquilosante, é importante que ele cuide de sua saúde e postura. Isso inclui evitar o excesso de peso e de cansaço por longos períodos de trabalho ou por excesso de compromissos.
O lema para o tratamento, o qual cada paciente deveria aprender e obedecer, é:
É função do médico aliviar a dor e
É função do paciente praticar exercícios e manter a boa postura!
Os princípios do tratamento são:
- Tomar cuidado com a saúde geral e prestar atenção à dieta;
- Insistir nos exercícios que visem à manutenção da postura e mobilidade das juntas afetadas pela doença. A postura, portanto, é extremamente importante quando estiver no trabalho, se divertindo ou dormindo;
- Consultar o médico se necessitar de alívio para a dor ou controle medicamentoso para a fase aguda da doença;
- Não temer os medicamentos para controlar a dor. Uma vez controlada, é possível aplicar um programa regular de exercícios, os quais controlarão, por si só, a dor, fazendo com que os remédios se tornem menos necessários;
- Cooperar com o médico, fazendo avaliações periódicas de sua saúde geral.
Cuidados que o paciente deve ter com a coluna:
- Deitar-se de bruços em uma superfície firme por cerca de 20 minutos a cada manhã ou começo de noite.
- Repetir os exercícios de respiração profunda em intervalos frequentes durante o dia.
- Tomar cuidado com sua postura – corrigindo-a constantemente, não somente durante os exercícios, mas também enquanto sentado, em pé ou andando.
- Fazer alguns dos exercícios todos os dias.
Realizar Fisioterapia:
Quais são os objetivos da fisioterapia?
Provavelmente, em algum momento, o paciente receberá tratamento de algum fisioterapeuta. Ele deve aprender uma rotina de exercícios que poderá praticar todos os dias. Os exercícios são indicados com base nas necessidades individuais de cada um. O paciente deve ir a um departamento de fisioterapia durante uma ou duas sessões para aprender os exercícios. Contudo, o fisioterapeuta não fará seu tratamento sem receita ou carta de um médico, que dever ser consultado em primeiro lugar.
Entender, aceitar e praticar atividade física, como hábito de vida, ou seja, diariamente:
O propósito dos exercícios é conscientizá-lo de sua postura, especialmente com relação às suas costas, e encorajar o movimento livre de algumas juntas, particularmente ombros e quadris. É importante fortalecer os músculos, pois o movimento reduzido, mesmo por um curto período de tempo, enfraquece-os, podendo levar muito tempo para reconstruí-los.
Texto adaptado da Cartilha de Espondilite Anquilosante da Sociedade Brasileira de Reumatologia