A manutenção adequada da saúde bucal do seu filho é muito importante. Para isso, alguns cuidados simples devem ser tomados, diminuindo muito a chance do aparecimento de cáries e inflamação na gengiva:
- Escovar os dentes sempre após as refeições. Use uma pasta dental com flúor quando você tiver certeza que ele consegue cuspi-la. Por melhor que seja seu sabor, ela não foi feita para ser engolida.
- Usar fio dental diariamente: para limpar entre os dentes e manter a gengiva saudável;
- Evitar alimentos açucarados (balas, chicletes, pirulitos e refrigerantes);
- Fazer avaliação com um dentista a cada 6 meses.
A saliva é muito importante na proteção dos dentes e da gengiva. Algumas condições e certas medicações influenciam na quantidade e na qualidade da saliva, permitindo a formação da cárie. Avise o dentista se seu filho reclamar de que a boca está seca.
Algumas medicações podem fazer seu filho vomitar. Sempre que isso acontecer, peça que ele faça um bochecho com água pura.
Outro aspecto importante é que a articulação da mandíbula (que permite a abertura da boca) também pode ser afetada. Se seu filho reclamar de dor nas bochechas, na região da orelha, dificuldade para abrir a boca ou mastigar avise o médico responsável para que ele o encaminhe para uma avaliação com um dentista.
Fonte:
Cartilha: Meu Filho tem Artrite Um Guia para Famílias
Acredite – ONG Amigos da Criança com Reumatismo
Disponível em
http://acredite.org.br/wp-content/uploads/2012/05/artrite.pdf
A Acredite tem a Missão de “Melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes com doenças reumáticas, viabilizando e facilitando o seu tratamento.” Atuam no estado de SP e recebem crianças de todo o Brasil, através do ambulatório de reumatologia pediátrica, é uma entidade sem fins lucrativos e contam com apoio de doações, que podem serem realizadas através do link: www.acredite.org.br