Em 31.12.2020 a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – CONITEC, do Ministério da Saúde do Brasil, abriu Consulta Pública sobre a incorporação (fornecimento pelo SUS) de sibutramina para tratamento de obesidade, que tem como uma de suas consequências o desenvolvimento de diabetes tipo 2. Até o dia 20/01/20, gestores, trabalhadores e usuários do SUS, profissionais da saúde, pacientes, familiares e cuidadores de pessoas obesas, assim como pesquisadores em saúde, poderão contribuir enviando manifestações e depoimentos para influenciar a recomendação final da CONITEC.
A recomendação inicial da CONITEC foi de não incorporação. Conforme estudos científicos analisados, a sibutramina apresenta baixa segurança e não tem bons resultados a longo prazo, os estudos utilizados na demanda possuem baixa qualidade e o impacto orçamentário é elevado.
Veja aqui o Relatório Técnico
Abaixo temos o Relatório para a Sociedade (versão resumida do Relatório Técnico, em linguagem mais acessível aos pacientes, que está bem mais completo do que as versões de consultas públicas anteriores):
Relatório para a Sociedade – sibutramina_obesidade
A questão do uso ou não de medicamentos para tratamento da obesidade é bastante polêmica, como é possível verificar na página do Instagram da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica): @abeso_evidenciasemobesidade
Por isso é tão importante a contribuição de quem tem experiência no assunto – com sucesso ou dificuldades na redução de peso sem uso de medicamentos para tanto – seja como profissional da saúde, seja como paciente ou pessoa que convive com quem tem obesidade, emitindo suas sugestões e comentários sobre a proposta de fornecimento de sibutramina pelo SUS, assim como sobre a recomendação inicial da CONITEC.
E que informações os pacientes podem fornecer para influenciar a recomendação final da CONITEC? Em ambos os casos, este pode ser um roteiro a ser seguido na redação do depoimento:
– Quanto à natureza da obesidade: quais os sintomas ou outras doenças associadas à condição, e que dificuldades eles trazem para a vida da pessoa obesa no dia a dia;
– Quais as limitações que a obesidade impõe à vida cotidiana, habilidade para trabalhar e/ou estudar, vida social, satisfação/preocupação dos familiares e amigos, autoestima;
– O impacto sobre o bem-estar mental da pessoa com obesidade;
– Atividades que a pessoa com obesidade acha difíceis de realizar;
– Se a obesidade impede a pessoa de cumprir o seu papel escolhido na vida;
– Caso haja outras doenças associadas à obesidade: como a doença interfere nas atividades diárias, se eventual medicação para tratar a doença secundária precisa ser administrada regularmente;
– Aspectos obesidade que o paciente acha mais difíceis de lidar;
– Quais benefícios a sibutramina trouxe (ou não!) para a vida do paciente, principalmente aqueles relacionados à redução de limitações às atividades e à redução de riscos à saúde;
– Como esses benefícios se comparam em relação ao tratamento da obesidade sem medicamento;
– Se a sibutramina ajudou (ou não) a pessoa com obesidade a viver melhor;
– O impacto financeiro da sibutramina na vida do paciente.
É importante incluir também a experiência dos cuidadores e familiares, como eles são afetados pela obesidade do paciente, podendo assim, trazer informações de como a inclusão da sibutramina para tratamento de obesidade tornaria a vida diferente para o(s) cuidador(es) e para o(s) familiar(es).
Essas contribuições devem ser inseridas no formulário eletrônico do portal da CONITEC. Nesta Consulta Pública há dois formulários disponíveis:
• Formulário de experiência ou opinião: para considerações sobre experiências práticas com a doença ou a tecnologia em questão, provenientes tanto de pacientes, cuidadores, amigos, familiares ou profissionais de saúde (no caso de relato de experiência clínica);
• Formulário de contribuição técnico-científica: para considerações sobre o relatório técnico-científico, para opinar e adicionar novas informações técnicas provenientes de estudos, livros técnicos, etc (evidências científicas e estudos técnicos).
Acesse os links dos formulários de contribuição:
formulário de experiência ou opinião: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=52988
formulário de contribuição técnico-científica: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=52987
Mas fiquem atentos! No item 6 do formulário de contribuição, a CONITEC questiona se você concorda com ou discorda do relatório de recomendação. Considerando que o relatório da CONITEC foi contrário ao fornecimento da sibutramina para tratamento de obesidade, se você entende que o SUS deve fornecer a sibutramina você deve discordar do relatório preliminar da CONITEC. Mas se você entende que o SUS não deve fornecer a sibutramina para tratamento da obesidade, você deve concordar com o relatório preliminar da CONITEC.
Esta é uma oportunidade de participarmos do aperfeiçoamento da política pública de saúde direcionada às pessoas com obesidade. Quanto mais pessoas contribuírem, maior a quantidade de dados para análise da CONITEC.
Imagem: Ministério da Saúde.
Referência:
Manual “Entendendo a incorporação de tecnologias em saúde no SUS: como se envolver”, publicado pelo Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde.
Fonte: Rede Humaniza SUS