Conselheiras e conselheiros nacionais de saúde desembarcaram em Salvador, nesta terça-feira (17/10), para a realização da 347ª Reunião Ordinária, que traz para o centro da pauta o debate sobre racismo, saúde da população negra e a luta por um SUS antirracista sob a perspectiva do controle social.
Além da 347ª RO, o CNS também participou de agendas complementares junto ao Conselho Estadual de Saúde da Bahia (CES-BA) e a Secretaria de Estado da Saúde da Bahia (Sesab). Fernando Pigatto, presidente do CNS, deu início às atividades na Oficina para Construção do Centro de Inteligência da Gestão Estadual do SUS.
Na sequência, Pigatto esteve presente em uma reunião para a discussão do Plano Diretor do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC UFBA) 2024-2028. O presidente também teve a oportunidade de visitar e conhecer o Centro Estadual de Referência às Pessoas com Doença Falciforme.
Ainda sob a temática da pauta principal desta edição da RO, que se propõe a pautar o crescente número de casos de racismo e injúria racial no âmbito da saúde coletiva, os integrantes da mesa diretora do CNS Ana Lúcia Paduello e Neilton Araújo, acompanhados pelo presidente Pigatto e pelo secretário-executivo substituto Gustavo Cabral, reuniram-se com representantes da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Bahia (Sepromi).
O encontro contou com o presidente do CES-BA, Marcos Sampaio, da secretária da saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana e do secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas.
A programação da 347ª RO do CNS segue até esta quinta-feira (18/10). Acompanhe a reunião pelo YouTube do CNS.
Fonte: Ascom/CNS com colaboração Ascom/ CES-BA.
Crédito das Fotos: Hillary Fonseca.