Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) encerra o ano de 2022 com 83 tecnologias em saúde avaliadas e que obtiveram recomendação e decisão no mesmo ano. De acordo com a seção Conitec em Números, dentre essas tecnologias avaliadas, estão medicamentos para tratamento de osteoporose, cânceres, diabetes, dermatite atópica, doenças raras, entre outros. Ainda, a Comissão recomendou a incorporação de novos testes diagnósticos para ampliação do teste do pezinho. Só neste ano, seis novas tecnologias voltadas para profilaxia e tratamento da Covid-19 foram analisadas e obtiverem recomendação final.
No último ano, a Comissão realizou 11 reuniões ordinárias e seis extraordinárias. Para quem quiser acompanhar as datas das reuniões da Conitec, o calendário com as Reuniões Ordinárias para 2023 está disponível no site. A depender da pauta, é possível que sejam convocadas Reuniões Extraordinárias, com divulgação prévia, com o objetivo de discutir mais temas e dar maior celeridade ao processo.
Ainda, a Secretaria-Executiva da Conitec emitiu sete alertas de Monitoramento do Horizonte Tecnológico sobre medicamentos para esclerose múltipla, monkeypox, Covid-19 e doenças raras. Estes monitoramentos pretendem avaliar a tecnologia emergente e seus potenciais impactos para o sistema de saúde a partir das evidências científicas disponíveis.
Gostaria de estar mais próximo da Conitec? Cadastre-se para receber informações diretamente em seu e-mail e participe das iniciativas de Participação Social.
Fonte: Assessoria de Imprensa