A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) iniciou a agenda de 2024 com uma reunião administrativa entre os membros da Secretaria-Executiva e representantes dos Comitês de Medicamentos, Produtos e Procedimentos e Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas. O encontro foi realizado nesta terça-feira (31) na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em Brasília (DF).
Na oportunidade, a equipe deu boas-vindas aos membros e abriu espaço para sugestões de melhoria no processo de avaliação de tecnologias em saúde feito pela Comissão. Foram abordados temas relacionados ao fluxo da Conitec, avaliação de estudos, recebimento de demandas externas e internas e análises acerca do trabalho que vem sendo executado, em comparativo também aos anos anteriores. Maior assertividade em relação aos relatórios de consulta pública e na revisão de dados, em apoio aos Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS), também foram temas que apareceram na pauta.
Além disso, a direção do Departamento de Gestão de Incorporação de Tecnologias em Saúde (DGITS), que responde pela Secretaria-Executiva da Conitec, apresentou as ações sobre o monitoramento das tecnologias incorporadas no SUS. Essa etapa é imprescíndivel no processo de ATS, avaliando a utilização das tecnologias implementadas, em comparativo às demais terapias para as condições de saúde abordadas, sob a perspectiva do SUS.
Nos dias 1º e 2 de fevereiro, a Conitec realizará a 126ª Reunião Ordinária. Confira a pauta aqui.
Fonte: Conitec