Descobrir se tem direito a um benefício previdenciário é o principal motivo pelo qual os aposentados do INSS ligam para a Central 135. A dúvida corresponde a 23,07% das solicitações recebidas no canal de atendimento neste ano. Os dados foram obtidos pelo DIÁRIO por meio da Lei de Acesso à Informação. Essa pergunta se deve, principalmente, aos vários tipos de aposentadoria que existem hoje. Os benefícios mais comuns são o por idade e o por tempo de contribuição.
No primeiro caso, é necessário ter 60 anos de idade, para as mulheres, e 65, para os homens, além de 15 anos de pagamentos. Já para o segundo, a característica principal é o tempo de recolhimento. São necessários 30 anos, para elas, e 35 anos, para eles. Além dessas duas modalidades, se o segurado trabalhou em condições insalubres, é deficiente ou professor, as regras são ainda mais específicas.
Se o beneficiário tiver dúvidas sobre qual o melhor tipo de benefício, ele poderá fazer uma simulação através do site www.previdencia.gov.br. Além de mostrar qual é a aposentadoria na qual se encaixa, o sistema mostrará quanto tempo falta para atingir o direito. O segurado pode ainda informar os salários recebidos desde julho de 1994 para ter uma ideia de quanto irá ganhar.
O canal de atendimento serve, além de tirar dúvidas, para prestar alguns serviços como agendamento, cancelamento ou remarcação de um serviço. Esse é o segundo motivo pelo qual os aposentados buscam a central, o que corresponde a 18,48%. Quem preferir poderá fazer esses procedimentos também por meio do site. Outro serviço que exige um requerimento prévio ao INSS, seja pelo 135 ou pelo site, é o pedido de perícia para pleitear um benefício por incapacidade.
Um total de 17,57% foram para essa finalidade. Quando o trabalhador fica incapacitado temporariamente ele pode pedir o auxílio-doença. Se não puder exercer nenhuma atividade profissional, o segurado passa a ter direito à aposentadoria por invalidez, mas também terá de passar por perícia.
Fonte: Diário SP