Cada articulação da faceta está revestida com uma cartilagem, e com o tempo essa cartilagem se desgasta. Como resultado, a articulação ficará inflamada e irá desenvolver osteófitos, ampliando a articulação. Isto é também chamado de hipertrofia conjunta da faceta.
Estas alterações podem ser devido a uma variedade de fatores, mas geralmente qualquer coisa que coloque maior pressão sobre a articulação facetaria ao longo do tempo, como o trabalho manual, a obesidade, falta de exercício e de condicionamento físico, vai levar a alterações degenerativas na articulação. Fatores genéticos também podem influenciar mesmo na ausência destes fatores.
Causas de dor facetaria
O processo natural de envelhecimento pode causar um desgaste da cartilagem óssea nas articulações levando a o dor óssea na fricção de osso e a restrição de movimento. Algumas condições da espinha como artrite, danos, infecção, degeneração e compressão do nervo podem contribuir para Síndrome da Articulação Facetaria.
Onde ocorre a Artrose da Articulação das Facetas
A Artrite da faceta comum normalmente ocorre na região lombar ou coluna lombar. A artrose corre também no pescoço ou coluna cervical, e, em menor medida, na parte superior das costas, ou coluna torácica.
As articulações da faceta inferiores, tais como L3 / 4, L4 / 5 e L5 / S1, são mais suscetíveis de apresentarem artrose das facetas porque eles carregam o maior peso em comparação com outras áreas da coluna vertebral.
Quais são os sintomas da Artrose da Articulação das Facetas
Na coluna lombar, os sintomas são tipicamente dor na parte inferior das costas, que pode ser acompanhada por uma radiação da dor para as nádegas ou parte de trás das coxas.
Na coluna cervical, os sintomas são tipicamente dores cervicais, que pode vir a se espalhar para os ombros, parte superior das costas ou para a parte de trás da cabeça. Inclinar-se para trás e a rotação da coluna normalmente agravam a dor. Diminuição da coluna vertebral flexibilidade e espasmo muscular frequentemente acompanham a dor.
Fonte: Hong