Não há dúvida de que a fibromialgia é uma doença desafiadora. Ela afeta a sua saúde e funcionamento, mas afeta seus relacionamentos quase da mesma forma. Uma em cada quatro pessoas com fibromialgia. dizem que o seu parceiro ou cônjuge não entende a doença, metade disse que sua doença tem danificado um relacionamento atual ou passado. Aqui está como isso afeta seus relacionamentos e algumas dicas de como minimizar o seu impacto:
Os sintomas imprevisíveis e sincronismo
Um dos aspectos mais frustrantes da fibromialgia é que ele faz com que seja difícil planejar eventos no futuro. Você nunca sabe de um dia para o outro se ele vai ser um dia de dor ou se você vai se sentir mais funcional. Muitos parceiros e cônjuges perdem a paciência com essa natureza imprevisível .
Impacto na vida sexual
Dor e fadiga são os sintomas fibro mais comuns para a maioria das pessoas. Quando estes sintomas estão no seu pior, fazer atividade física é desconfortável, se não impossível. Não surpreendentemente, isso também faz com que seja difícil manter uma vida sexual ativa. Alguns parceiros e cônjuges podem não ser muito compreensivos do fato de que sua dor vai fazer você sentir vontade de ter sexo com menos frequência e pode sentir-se rejeitado pessoalmente.
Sofrendo em silêncio
Os relacionamentos são construídos sobre a intimidade, o que exige honestidade e partilha aberta. Muitos sofrem de fibro temem que seus parceiros achem que eles estão exagerando nos seus sintomas, isso faz com que sofram em silêncio. Isso pode criar distância entre o sofredor fibro e seu parceiro ou cônjuge, e pode vir a ter um efeito negativo sobre o relacionamento.
melhorar a comunicação
Todos os relacionamentos precisam ter uma base de boa comunicação. Mas quando um dos parceiros tem um problema de saúde crônica como fibromialgia, ele vai ter dificuldades de comunicação e dialogo. No entanto, o estabelecimento de boas habilidades de comunicação pode fazer uma enorme diferença positiva em seu relacionamento também. Separe um tempo específico para que você possa conversar com seu parceiro, para que você expresse suas necessidades. Em vez de ter uma lista de queixas, venha preparado com uma lista de sugestões concretas de coisas que podem fazer juntos para ajudá-lo. Muitos parceiros e cônjuges querem ajudar, mas sentem se impotentes quando não têm orientação específica.
A fibromialgia pode ter um grande impacto sobre os relacionamentos, mas é algo que pode ser superado com uma boa comunicação e um parceiro compassivo. Seja honesto sobre suas necessidades e encontre tempo para se conectarem uns com os outros.
Texto adaptado de Healthy Living