O Conselho Nacional de Saúde (CNS) vai participar do 15º Congresso da Rede Unida, entre os dias 16 e 19 de junho, em Vitória (ES). A programação foi debatida e proposta no âmbito da Mesa Diretora do Conselho, a partir de diálogos com a organização do evento. Durante os quatro dias, cerca de vinte atividades com a organização e/ou participação do CNS estão previstas na programação. Entre elas, uma Res-publica, na quinta (16/06), sobre a 17ª Conferência Nacional de Saúde (17ª CNS), visto que o Congresso é uma das atividades preparatórias para a Conferência em 2023.
A programação contará com atividades diversificadas científicas, culturais, e fóruns internacionais. Será uma oportunidade de trocas de experiências, aprendizagem, produção de redes de colaboração. O Congresso será realizado em formato híbrido, ou seja, com atividades virtuais e presenciais. Para participar acesse aqui.
Entre as atividades promovidas pelo CNS, estarão o VII Fórum Internacional da Atenção Básica, organizado pelo CNS por meio da Câmara Técnica da Atenção Básica, no dia 16 de junho, das 10h30 às 12h30. O Fórum irá debater os desafios da Atenção Básica e da vigilância em saúde e como organizar o cuidado a partir das necessidades dos territórios.
No mesmo dia, das 13h30 às 16h30, o VI Fórum Internacional de Participação em Saúde, Políticas Públicas e Educação Cidadã abordará as conexões loco-globais para fecundar a democracia e a saúde.
No dia 17 de junho, o VII Fórum Internacional de Educação na Saúde ocorrerá em formato híbrido, das 10h30 às 12h30. Terá como tema a “Construção social da política da ordenação da formação de profissionais de saúde pelo SUS – DCN´s e Avaliação da dos cursos da área da saúde: a experiência do CNS”.
Também no dia 17, das 16h às 18h, o VI Fórum Internacional de Participação em Saúde, Políticas Públicas e Educação Cidadã abordará a formação como estratégia de fortalecimento da participação social e garantia do Direito Humano à Saúde.
No dia 18, o CNS apresentará a experiência do controle social do SUS no enfrentamento à Covid-19 para salvar vidas. A atividade será realizada das 16h às 18h em formato presencial.
Além destas, o CNS realizará uma série de oficinas e mesas redondas com temáticas como políticas públicas, direitos humanos, combate à desigualdades, proteção dos trabalhadores e trabalhadoras, educação na saúde, atuação do controle social e cooperação. Confira a programação das atividades do CNS no congresso.
O Congresso
Nesta edição, o Congresso contará com a participação de trabalhadores (as), gestores (as), estudantes, professores (as), pesquisadores (as), artistas, parceiros (as) internacionais, representantes de movimentos sociais da saúde e da educação. A abertura oficial será no dia 16 de junho, das 18h às 20h.
As atividades são realizadas a cada dois anos, precedidas por diversos encontros regionais e atividades internacionais, sobretudo nos países com uma agenda ampliada de cooperação.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO CNS NO 15º CONGRESSO DA REDE UNIDA
ProgramaçãoFINAL_CNS_com-locaisCONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO EVENTO
Final_PROGRAMAÇÃO_15CRU_13Jun_2022Fonte/foto: CNS.