O 3º Seminário Nacional de Saúde das Mulheres, organizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), reuniu no ano passado, de forma online, mais de quatro mil pessoas, especialmente mulheres, de todas as regiões do Brasil. Nos depoimentos das lideranças e nos relatórios locais, estaduais e regionais foram identificados retrocessos das políticas de saúde para as mulheres. O relatório do Seminário será lançado no dia 29 de abril, das 9h às 12h, no Fórum Social das Resistências, em Porto Alegre (RS).
O monitoramento da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres e das deliberações da 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres foi o objetivo geral do Seminário. O relatório consolida a mobilização e a articulação feita pela Comissão Intersetorial de Saúde da Mulher (Cismu) do CNS, conselhos de saúde estaduais e municipais, conselhos estaduais de Direitos da Mulher, movimentos sociais e pelos movimentos feministas.
Segundo a publicação, “as avaliações e os debates foram extremamente ricos e reiteraram a certeza de que há necessidade de intensificar a participação de mulheres de todos os segmentos sociais no controle social, envolvendo toda a sociedade brasileira, dos mais longínquos territórios aos mais próximos, num movimento intenso e necessário de defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), com vista a alcançar uma sociedade igualitária, justa, democrática, livre de preconceitos e discriminações, com saúde para todas e todos”.
Saiba mais
O quê: Lançamento do Relatório do 3º Seminário Nacional de Saúde das Mulheres
Quando: 29 de abril
Horário: 9h às 12h
Onde: Conselho Estadual de Saúde, Avenida Borges de Medeiro 1501, 9° andar, Centro Histórico, Porto Alegre (RS)
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES DO CNS NO FÓRUM
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO FSR
Foto: 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres em 2019
Fonte: ASCOM CNS.